Para os que já leram algum artigo científico certamente já repararam algumas abreviações nas notas de rodapé e nas referências bibliográficas como apud, et al., et seq., idem, id., etc. Estas abreviações possuem sim um significado e devem ser utilizadas para esclarecer uma nota.
O problema é que a maioria (incluindo eu antes dessa pesquisa) não sabe o significado desses termos e, na maioria das vezes, simplesmente pula para a palavra seguinte.
O objetivo deste post é mostrar o significado de cada termo e principalmente mostrar exemplos de como utilizá-los. Seguem:
apud
– (do latim junto a; em; perto de) citado por, conforme, segundo – Indica a fonte de uma citação indireta.
Para referenciar um autor – a cuja obra o pesquisador NÃO teve acesso – que está indicado num livro ao qual o pesquisador TEVE acesso, usa-se a referência apud. Ex.:
(ANDERSON, 1981 apud ARÉVALO, 1997, p. 73)
Neste exemplo, ao notarmos a palavra apud, logo identificamos que o autor não teve acesso diretor à obra do Anderson, 1981. Porém, teve acesso a ela através da obra escrita por Arévalo, 1997. Veja mais dois exemplos:
Estudos de Zapeda (apud MELO, 1995, p. 5) mostram […]
BUTERA apud MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 80.
Recomenda-se não utilizar muito a palavra apud ao longo da sua obra, restringindo sua utilização apenas a situações que envolvam obras de difícil acesso, como por exemplo: textos em línguas de difícil compreensão, livros raros ou artigos antigos.
OBS: A expressão apud é a única que pode ser usada em notas e no texto. As demais, somente em notas.
Cf.
– confira, confronte, compare
Cf. GOMES, 2001
et al. – et alii (masculino), ou et aliae (feminino), et alia (neutro)
– e outros. É comumente usado quando você não quer nomear todas as pessoas ou coisas numa lista. Ex.:
Eichelberger JP, Schwar KQ Black ER, et al. Predictive value of dobutamine echocardiography just before noncardiac vascular surgery. Am J Cardiol 1993;73:602-7.
William MJ, Odabashian J, Lauer MS, et al. Prognostic value of dobutamine echocrdiography in patients with left ventricular dysfunction. J Am Coll Cardioal 1996;27:132-9.
ibidem ou ibid.
– Para fazer referência, subseqüente, de um mesmo autor, em página diferente, de uma mesma obra. Ex.:
GONÇALVES, 2000, p. 61
Ibid., p. 203
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 15.
ibidem, p. 25.
idem ou id.
– Para fazer referência, subseqüente, de um mesmo autor. Ex.:
LAMPRECHT, 1962, p. 20
Id., 1964, p. 35
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 15.
idem, p. 42
loco citato ou loc. cit.
– no trecho citado – Remissão a um trecho citado anteriormente
PAPALEO, Celso Cezar. Aborto e contracepção: atualidade e complexidade da questão. Rio de Janeiro: Renovar, 1993, p. 278.
PAPALEO, Celso Cezar, op. cit., loc. cit.
SILVA; SOUZA; SANTOS, 1995, p. 99-115
SILVA; SOUZA; SANTOS, 1995, loc. cit.
opus citatum, opere citato ou op. cit.
– obra citada
GONÇALVES, 2000, p. 50
LAMPRECHT, 1962, p. 20
GONÇALVES, op. cit., p. 216
passim
– por aqui e ali, em diversas passagens – Indica referência a vários trechos da obra
GONÇALVES, 2000, passim
MOTA, Sílvia. Testemunhas de Jeová e as transfusões de sangue: tradução ético-jurídica. In: GUERRA, Arthur Magno Silva e (Coord.). Biodireito e bioética: uma introdução crítica. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2005, passim.
sequentia ou et seq.
– seguinte ou que segue – Nos exemplos abaixo, da página indicada em diante.
PINTO, 1956, p. 31 et seq.
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 15-17.
MONTEIRO, Washington de Barros, op. cit., p. 36 et seq.
É isso. Adicione em seus favoritos para quando precisar fazer uma monografia ou uma outra obra científica.
Referências
- Et al – Definition and More from the Free Merriam-Webster Dictionary
- Common Errors in English Usage
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR: 10520:2002 – Apresentação de Citações em Documentos
Parabéns, pelo ótimo trabalho de pesquisa,..
gostaria de saber o significado de In__ dentro de uma referência
Brunno Cunha, corrija seu mini-currículo. Use “há” do verbo haver quando significar tempo decorrido: (…) há mais de 5 anos em lugar de a mais de 5 anos.
Joice, estou fazendo meu tcc e essa era uma dúvida minha. O et al, na verdade é para citar os autores no teu texto, quando são mais de três autores. Nas referências, ou bibliografia, você deve referenciar todos. Por exemplo: “A modernidade veio na…” (SILVA et al., 2015, p. 10)
Isso para citações diretas curtas, sempre o primeiro sobrenome em ordem alfabética; se for indiretas você não precisa indicar a página. Já nas referências: SILVA, Carlos; (e todos os outros).
Espero ter ajudado!
A expressão et al não posso usar no texto, somente nas notas, correto? Então, como faço a citação de um trabalho de várias pessoas no texto? Tenho que colocar o sobrenome de todos? Ex: ELA é uma doença progressiva, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores do sistema nervoso central (ZANOTELLI, PERES, OLIVEIRA, GABBAI, 2004)
Gostei. Conhecia algumas expressões, outras eu não tinha tanta certeza, e “passim” me deixou bem curiosa. Agora fiquei sem dúvidas. Obrigada!
Não entendia nada sobre esses mistérios (apud, in:, id., ibid., passim, loc. cit., op. cit, et seq., (sic)., etc., et al.), agora posso caminhar mais seguro na hora da leitura dos artigos, periódicos, livros etc. Antes minha leitura desses hieróglifos era um mundo desconhecido. rsrsrsrsrsrsrsrs
Cordialmente, muito obrigado Bruno Cunha. Parabéns
yeah pessoal thanks pela dica…estava mesmo a precisar de uma explicação plausível sobre algumas regras de citação de trabalhos acadêmicos.
Ai que fofo você! Obrigada, e quanto ao rapaz lá reclamando da Wiki, quem nunca? Plix vamos guardar a hipocrisia na gaveta!
Bruno, seu fofo, obrigada!
muito obrigado.
eu amei! era exatamente disso que precisava
Ao se usar ‘et al’ e ‘apud’ deve colocar em itálicoW
Ótimo o seu esclarecimento,bem objetivo.Ajudou muito.
PARABÉNS, Bruno seu trabalho está ótimo. Ajudou e vai continuar ajudando muita gente.
Muito esclarecedor e objetivo seu artigo. Parabéns!
Obrigada, Bruno. Seus esclarecimentos foram muito úteis.
Um trabalho realmente interessante, meu caro Bruno. Aqui em Natal, Rio Grande do Norte, havia um professor que os alunos o apelidavam de PAPALEO. Parabéns.
Bruno, tenho duvidas quanto ao ‘apud’ ele deve ser escrito em itálico ou não?
Valeu!
Ola Bruno, muito nos ajudou com suas colocações.
bjs e Deus te abençoe
Olá Maria! Que bom que o meu post tem ajudado bastante gente.
Tive que estudar bastante esses termos para a minha monografia que achei melhor consolidar tudo e divulgar aqui.
Ficou como referência para muita gente. Que bom.
Bruno, grato pela contribuição. Importante para o trabalho de monografia que estou realizando.
Muito obrigado!! Me ajudou muito.
Abraços.
Muito obrigado. Sua colaboração será importante para desenvolvimento do meu aprendizado. Sou acadêmico de Administração publica pela UFS. Deus te abençoe.
Olá Paulo! Que bom que o artigo lhe ajudou!
DEUS TE ABENÇOE, POR VOCÊ CONTRIBUIR COM NOSSOS ESTUDOS INDIRETAMENTE.
OBRIGADA
Parabéns pelo texto. Conteúdo muito didático. Para dúvidas rápidas, atende prontamente ao propósito informativo.
Ajudou muito! Obrigada!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX LÍ QUASE TUDO, INCLUSIVE ALGUNS COMENTÁRIOS MAS NOTEI QUE QUANDO O AUTOR SE REFERE A EXPRESSÃO et alii, A COLOCA COMO SE ELA ESTIVESSE SUBORDINADA AO DESEJO DE QUEM A ESCREVE E NÃO PRETENDE CITAR O NOME DOS COLABORADORES DO SEU TRABALHO. SÓ QUE NÃO É BEM ASSIM, EXISTEM NORMAS TÉCNICAS QUE DETERMINAM COMO REFERENCIAR A BIBLIOGRAFIA.
Obrigado por reunir essas informações tão relevantes.
gostei das explicações, mas para os iniciantes seria necessário colocar exemplos em como usar nas citações.
Obrigada.
Valew!!! Excelente blog!!! Me ajudou muito!!!
Obrigado!!!
Theodora, obrigado pela visita! Que bom que o post te ajudou!!!
Obrigado pela ajuda. Me ajudou com o término do meu tcc (mba em investimentos).
Achei muito esclarecedor. Parabéns pela disponibilidade em dividir seu conhecimento com outros.
Nesse sentido Internet é ótima ferramenta. Quanto à críticas negativas…nem devem ser comentadas, pois são coisas de pessoas invejosas e sem competência para entender a importância do saber.
Abraços
Bruno, queria eu encontrar no meu caminho mais pessoas como você, que se solidariza com as dificuldades alheias e compartilha seu conhecimento e seu trabalho! Parabéns pelo post (ao qual sempre recorro para tirar dúvidas) e pelo altruísmo!
Um abraço,
Eve
Olá Eve! Obrigado pelas palavras. Sempre que der, tentarei contribuir para ajudar os outros. Que bom que essa dica serviu pra você! Abs!
Olá Bruno Cunha! Parabéns pela pesquisa! Uma bela contribuição, de forma clara e objetiva. Muito válido! Abraços, sucesso!
Muito útil,amigo. Precisava saber acerca destes últimos detalhes para fechar minha mono.
Obrigado.
Se o texto originou tanta discussão e a manteve por tanto tempo, é porque é bom. Parabéns, Bruno!
Contribuo com uma expressão latina que me embatucou por um tempo, nem sabia que era latim: "sic", que significa "assim". Usa-se ao final de uma citação textual da qual se discorda, ou que não se pretende endossar. Exemplo:
O deputado declarou: "Nunca desviei um tostão dos cofres públicos!" (sic).
Abraço do
Arnaldo
Caríssimo Alexandre, legal você comentar sobre o etc, porém fico até, desculpe o termo, espantado, que de acordo com sua sabedoria, você ainda utiliza como referência o site do "wikipedia" , não oferecendo nenhum grau de confiança.
Observação: Não estou falando que está errado sua explicação, mas da próxima vez, busque informações em outros sites mais confiáveis !!!!!
Obrigado, Bruno… esclareceu minha dúvida! Um abraço
No verbete passim (supra) aparece o mistério que procurava desvendar, o
In:
Fico na dúvida se seria um resquício de citação de alguma fonte em inglês (Em: ___) ou se teria outro significado, quiçá em latim?
Achei seu trabalho interessante.
Oi! meu nome é Neide Alves é sua explicação sobre o uso do "APUD" foi a mais fácil de se entender dentre todas que já li. Se você tiver uma explicação melhor para o uso de "IN" e do "APUD" em monográfias eu gostaria muito de lê-las. Obrigada!
No caso do "apud", só faltou destacar quem vem antes e quem fica após o apud. Antes fica o autor da obra que o o pesquisador NÃO teve acesso e após aquela em que TEVE acesso. No exemplo a seguir utilizado anteriormente (ANDERSON, 1981 apud ARÉVALO, 1997, p. 73), ANDERSON foi apenas lembrado, porém, a obra acessada foi a do ARÉVALO.
A seguir está o texto original apenas para ficar junto com este comentário:
– (do latim junto a; em) citado por, conforme, segundo – Indica a fonte de uma citação indireta.
Para referenciar um autor (a cuja obra o pesquisador NÃO teve acesso) que está indicado num livro ao qual o pesquisador TEVE acesso, usa-se apud. Ex.:
(ANDERSON, 1981 apud ARÉVALO, 1997, p. 73)
Estudos de Zapeda (apud MELO, 1995, p. 5) mostram […]
BUTERA apud MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 80.
OBS: A expressão apud é a única que pode ser usada em notas e no texto. As demais, somente em notas.
É bom lembrar que o uso desses termos depende da norma que se usa
Não entendi a diferença de "idem" e "ibidem". Parece que você os usou indistintamente (até a obra citada foi a mesma no exemplo)
Muito grata pela gentileza e cooperação!
Gostei, excelente trabalho. Só faço uma crítica ao texto: o termo "à princípio" está errado, pois "princípio" é palavra masculina, portanto, não aceitando crase. No mais, tá ótimo e parabéns e obrigado por partilhar seus conhecimentos.
Olá Joaquim! Que bom que gostou do post e obrigado pela observação.
Já atualizei o texto com a sua correção. A princípio agora está correto. :)
Muito bom!
Obrigada por compartilhar!
Adriana, Tapiraí/SP
Valeu Bruno! me ajudou bastante no desenvolvimento de meu TCC.
Abraço!
dsfilho
Olá Bruno!
Tks! deu branco no 'et al' para feminino e masculino!! :D
E que sem graça o coment do 'etc'…Inveja é coisa 'feia'!
[ ]'s
PS "AHUAUhauhaUhauhAUhAUhuHauHAUHAUh"?!
valeu as informações, não sabia qd usar o apud. valeu mesmo
Luiz
Muito bom, para mais informações, sugiro um livro que utilizo no meu trabalho de Revisora. É o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas, de Júnia Lessa França, 8 edição, editora UFMG, além das normas ABNT 6023, muito útil para dissertações, teses e demais trabalhos científicos. Abraços.
Obrigada, foi de fundamental importância, tirou minhas dúvidas de forma bem precisa.
Continue sempre assim, perstando utilidade e serviços para aqules que necessitam.
Valeu!
Oi Bruno1
Gostei muito do seu BRUNOCUNHA.COM. Gostaria de contar com a sua ajuda. Se possível, me informe algum matarial sobre informática para concurso público. Tenho
pouco conhecimentos técnicos na área, mas trabalho na área de saúde e dentro das exigência do meu cargo/função não tenho tido dificuldades, porém para o concurso estou sentindo dificuldade na parte técnica. Em carater emergencial o que você me indica.
Agradeço, e aguardo contato.
Jacira
enfajacira@hotmail.com
Adorei este Blog….como posso fazer parte?
Meu caro, estou precisando saber como fazer uma citação de dentro da APRESENTAÇÃO da OBRA, sendo que esta foi escrita por outro AUTOR.
Obrigado.
(Vou explicar direitinho: Determinada OBRA de determinado AUTOR; ALGUÉM escreveu a APRESENTAÇÃO, quero fazer uma CITAÇÃO de dentro da Apresentação. Como faço a referência?)
Meu caro, estou precisando saber como fazer uma citação de dentro da APRESENTAÇÃO da OBRA, sendo que esta foi escrita por outro AUTOR.
Obrigado.
(Vou explicar direitinho: Determinada OBRA de determinado AUTOR; ALGUÉM escreveu a APRESENTAÇÃO, quero fazer uma CITAÇÃO de dentro da Apresentação. Como faço a referência?)
Solicito ajuda para identificar a simbologia que informa quanto a responsabilidade de um ou vários autores quanto a uma obra literária.
Pingback: Referências: apud, et al., et seq., idem, id., op. cit., passim etc
Lindo! Muito obrigado!
Olá, gostaria de confirmar o uso dessas espressões em rodapé, não devem vir em itálico?
E o et al se usa sem itálico nas referências bibliográficas?
Valeu, obrigado por me ensinar.
valeu, irmão! ) :-p
Bruno, muito bom seu blog.
Prático, rápido e explicativo. Também me ajudou bastante.
Obriagada!
Bom trabalho. Obrigado.
caro Alexandre Ribeiro, não foi usado “E etc.” no titulo do post. grato pela atenção! e ao ator muito bom trabalho, e aos que acompanham continuem contribuindo para assim formamos uma sociedade culta e compreensivel.
Que Deus te dê em dobro,compense sua dedicação com felizes realizações.Sílvia.
Adorei! Foi esclarecedor. agora leio artigos e obras científicas com mais prazer! Parabéns!
Obrigada Bruno! Salvaste-me..hehe
Abraço de portugal;)
Material Valioso….Bem esclarecido!!!!
ZÉ, VALEU PELA SUAS INFORMAÇÕES, NÃO SABIA, O QUE ERA ET. AL, OBRIGADO, MUITO ÚTIL.
Grato pela dica!
Valeu
Parabéns pelo post, mesmo em manuais de normas da ABNT, alguns termos são omitidos ou mal explicados. Vê-se o motivo de ocupar uma posição destaque na Petrobrás, não é qualquer um que chega lá.
Parabéns pelo site, foi muito proveitoso os ensinamentos retirados dele.
Valeu companheiro, voce me ajudou muito. Obrigado.
Parabens Bruno,seu ytexto está simples mas bem objetivo!
abraços
Prof. Romilson Augusto
Muito boa esta página, mas fiquei com uma dúvida.
O que devo usar quando, no corpo do texto, cito a mesma obra (mesmo autor, data e página) em seguida. Só assim: (idem)?
Obrigada!
Oi, Ana. Dá uma olhada no primeiro item do post: apud
e também no comentário 35.
Abç
Bruno, por favor, gostaria de saber como faço para colocar nas referências um autor que foi citado por outro.
Abraços
Parabéns Bruno pelo seu post. Realmente de excelente ajuda. Algumas (poucas) dessa dúvidas eu já as tinha sanado, outras consegui sanar com você. Obrigado.
Quanto ao Alexandre Ribeiro, que tirou sarro de você e sem nenhuma razão para tal, pois não teve a coragem de ler a postagem por completo, deveria ter ao menos a educação já que não teve a gentileza de ajudar aos que não sabiam.
Fiquei curioso pela dúvida da Ly, por ser bastante pertinente.
O João pediu esclarecimento sobre o uso do "in", aqui vai uma ajudinha, e caso eu não seja esclarecedor, peço a você, Bruno, que o faça, por gentileza. O "in" é usado quando não fizemos leitura completa do livro, mas apenas um capítulo dele, daí escrever na referência depois do autor do capítulo lido, o nome do capítulo e em seguida o "in" com o nome do autor e do livro em que foi lido apenas uma parte (e se nome do autor for o mesmo não precisa repetir, bastar fazer um sublinhado).
Ex: Vamos considerar que eu tenha lido apenas o seguinte capítulo: Os gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Então ficará assim minha referência bibliográfica:
BAZARIM, Milene. Os gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. In: GONÇALVES, Adair Vieira & BAZARIM, Milene (orgs). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 223 – 252.
Se a autora do capítulo lido fosse a única autora do livro, por ser a mesma, não precisaria repetir o nome dela, ficando da seguinte forma a referência: BAZARIM, Milene. Os gêneros… In: __________. Interação, …
Espero ter ajudado também.
Olá, Bruno Cunha.
Sua postagem foi de grande utilidade para mim, obrigada!
Mas continuo com uma dúvida: o que fazer quando pretendo citar o mesmo autor, a mesma obra, e a mesma página? Há algum termo latino específico para isso, ou basta escrever ibid., seguido pelo número da página repetido?
Agradeço, desde já.
Ola! que bom esta chegando o fim do ano, obaaaaaaaaaaaaaaaaaaa férias praia.
obrigada pelas informações
Olá, mto obrigada!!!!
Me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!!
Parabéns por compartilhar seu conhecimento!!!
Cara, parabéns! Acabaste de me ajudar num dúvida terrível. Só faltou uma: e o "in"? Valeu!
Para mim foi super útil essas explicações, com certeza ajudaram para eu compreender melhor e poder utilizar bem na realização do meu TCC.
Ficou jóia.
Valeu!!
que feio………………………………., vc usou o livro de minha querida professora Silvia mota sem fazer referencia.
coisa feio. isso não se faz.
Explicações bem esclarecedoras. Muito boa.
Bruno,
suas informações são valiosíssimas.
Qtas dúvidas vc consegue respolver.
Parabéns!!!!!!!!!! Me ajudaram bastante os seus informes.
Ops… faltou falar do "sic".
Bruno, já que você está salvando a vida de todo mundo, salve a minha também. No meu artigo utilizei vários trechos de artigos contidos em um livro organizado pela Margarida Kunsh, ou seja, ela não é a autora dos textos do livro, então quando cito algum trecho não é uma fala dela e sim do autor do artigo, como proceder nesses casos? Usei o seguinte padrão, pois não achei em lugar nenhum uma regra específica:
Citações diretas: Complementando essa constatação Deonir de Toni é incisivo em afirmar que essa imagem precisa ser administrada: “A tarefa de administração da imagem nas organizações deverá ser claramente delegada, apoiada e respeitada pela direção” (KUNSCH, 2009, p. 237-8).
Citações indiretas: Daniel Galindo (apud KUNSCH, 2009) defende que ela é a parte visível ao público de todas as estratégias de marketing de uma organização e, portanto, deve anteceder ao próprio produto, comunicando-o para que, então, seus atributos, seus benefícios e suas propostas diferenciadoras sejam identificados e compreendidos – o que contribuirá para despertar o desejo e a procura pela posse, além de agregar valor.
Mas meu "orientador" solicitou que nesse segundo exemplo eu colocasse assim: Daniel Galindo, in KUNSCH, 2009 defende…
Acho que não está correto, primeiro porque só encontrei regras para o uso do "in" em referências bibliográficas nunca em citações, segundo que sempre soube que a única expressão que se usa no decorrer do texto é o apud e o nome da autora em maiúsculas? Maiúsculas não é só dentro dos parênteses?
Estou muito confusa! Heeeeeeelp!
Obrigado pelo informações. Muito úteis. :)
Meus cumprimentos, informações sob medida para quem precisa.
Muito bom meu caro…. Obrigado pelo trabalho me ajudou muito.
Bruno, em uma citação onde o livro é de textos de vários autores e editado por coordenadores como faz-se a referência??
Muito bom meu rapaz!
Precisamos de pessoas com a boa vontade de ajudar os ouros de forma tão simples e dedicada como vc fez aqui.
PARABÉNS Pelo Blog. Continue assim.
quando devo usar In?
Gostei muito deste texto porque agora consegui compreender quase todos os termos acadêmicos para citações e referências. Parabéns!
Cordialmente,
Thales Pimenta.
Adorei seu trabalho, me ajudou muito em uma fundamentação para a faculdade.
Abço
Parabens pelo texto. Ja terminei o a minha dissertcao de mestrado mas tive receio de entregar porque nao tinha certeza de quando ou nao usar as expressoes idem e ibidem. Perguntei a muitas pessoas na faculdade e a duvida se instalou em todos. Seu texto foi a minha salvacao…
Obrigada.
Parabéns!
Achei seu blog no Google, pois estava pesquisando o que significava: apud, et al, estou fazendo minha monografia do curso Lic. plena em Letras, e para mim foi muito util.
Nossa, muito obrigada! eu, como vários outros, tbm cheguei aqui procurando pelo apud! hahaha
adorei esta compilação, melhor que muitos livros de metodologia científica que falam, falam mas não esclarecem dúvidas simples como esta! valeu!!
Muito bem explicado.
Obrigado, Bruno!
Olá gostaria de lhe dar os parabéns pelo trabalho, e tb de tirar algumas duvidas, qd uso o apud, cito primeiro o autor q não tive acesso o apud autor a qual tive acesso? Isso e feito somente na refe rência, ou tem q aparecer no texto.
Grata.
@Michelle:
Muito boa a pergunta e realmente pode gerar dúvidas. Vamos a um exemplo:
Eu tive acesso ao livro "MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das sucessões. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1995, v. 6, p. 15." onde, dentro desse livro, existe alguma citação legal que quero usar, do autor "PAPALEO, Celso Cezar. Aborto e contracepção: atualidade e complexidade da questão. Rio de Janeiro: Renovar, 1993, p. 278."
"Então eu escrevo a citação e blá-blá-blá e coloco a citação da seguinte forma:" PAPALEO, 1993 apud MONTEIRO, 1995.
Ou seja, digo que essa citação é do autor PAPALEO, mas que a encontrei no livro do autor MONTEIRO.
Sobre a sua segunda dúvida, creio que essa referência, utilizando o apud, deva aparecer tanto no texto como nas referências sim. Imagina alguém lendo o seu trabalho e se perguntando: de onde vem essa citação? Então, acho legal colocar direitinho, pra pessoa saber.
Muita gente nem usa apud e coloca a citação como se tivesse tido acesso ao livro diretamente, mas eu prefiro colocar direitinho.
Espero ter ajudado.
[]s
Parabéns pelos esclarecimentos, mas ainda tenho uma dúvida. Os termos em latim podem ser combinados?
Por exemplo, mencionar uma nota de rodapé com um livro, e em seguinda citar uma frase de outro autor, mas contida no mesmo livro da nota anterior.
Assim:
1 OLIVEIRA, Olga. Monografia jurídica. 3. ed. Porto Alegre: Síntese, 2003. p. 34.
2 GIRALDO ANGEL, 1982. apud. loc.cit.
Ou seja, a frase do GIRALDO é citada no livro da Olga – mesmo autor, mesmo livro, mesma página.
Pode ser?
Obrigado.
Olá Bruno, valeu e obrigado! Parabéns pelo blog… lí também o post sobre "Você gosta de ler?" pois eu tenho essa terrível dificuldade. Adoraria gostar e praticar a leitura, tenho trabalho isso na minha mente, porém, só leio por obrigação e geralmente textos acadêmicos que nem sempre sao tão legais. Abraços e suce$$o!!!
Muito obrigado pelas palavras. Você salvou minha pesquisa! Eu achei uma monografia cheia de obras boas para eu me embasar mas que eu nunca teria acesso e o APUD vai me ajudar com isto!
A sua pesquisa ajudou-me. Parabéns pela iniciativa ÚTIL. È isso que conta.
Obrigado pela oportuna ajuda. Pesquisava o apud e agora você esclareceu. Valeu
Obrigado pela oportuna ajuda. Pesquisa o apud e agora você esclareceu. Valeu
Foi muito útil saber como usar apud. Estou escrevendo um artigo e precisava fazer uma citação de citação.
Obrigado!
Menino!!! Você é um enviado dos céus, seu blog salvou minha vida!!! Muito obrigada, viu?
te parabenizo pelo excelente trabalho útil e extremamente importante. Pena não ter mais significados, para aumentar ainda mais essa jóia.fique com Deus que ele te ilumine.
Post muito util. Parabéns.
valeu, material valioso esse.
Vlw Bruno,
Muito bom mesmo seu post.
Creio q sanará as dúvidas d muita gente, inclusive as minhas…
É sempre útil né essas informações..
o povo fica desnorteado com TCC..
Sou monitora na minha facul e vejo o desespero.
O msn não pára 1 minuto finl de período.
Felizmente tenho grandes facilidades nas normas da ABNT, agora na pós gradução eu to caminhando pra Vancouver..
vamos ver o que dá
Muito grata por todo seu trabalho em pesquisar e disponibilizar essas informações super úteis =D Estou fazendo trabalho de conclusão de curso e freqüentemente esquecia das diferenças, como e quando usar esses termos "chatos" porém indispensáveis na monografia.
Obrigada mesmo pelos esclarecimentos ^^
parabéns. esclareceu bastante
Estava procurando por "apud" e encontrei no seu blog. Muito obrigada pela pesquisa. Me ajudou agora e vou recorrer de outras vezes que precisar.
Tirou-me de um sufoco!!
Parabens! Excelente! Visitarei sempre este sítio. Muito enriquecedor.
bruno obrigada por compartilhar um pouco de seus conhecimentos.tinha muitas duvidas em relacao a esses termos.
grata!
abracos
Existe alguma expressão em inglês, para ser usada em artigos científicos, que corresponda à "apud"??
valeu! super útil. obrigada por compartilhar.
Rapaz! Que ótimo! Gostei muito deste post, você fez uma super-gentileza pra nós, curiosos e, no meu caso, "chata pra caramba", de plantão. Eu nunca utilizo uma palavra ou expressão sem saber do que se trata. Estou fazendo um trabalho e em diversas fontes eu encontrei estas expressões. Acho constrangedor o exercício do "CTRL C", "CTRL V" sem critério, copiando um monte de coisas que você não faz idéia do que signifique. Agora, posso utilizá-los sem correr riscos!
Valeu, mesmo!
Abraços
tb achei este blog no google,
este post foi muito útil pois estou fazendo uma monografia.
obrigada.
Oi Bruno.
Te achei no google, procurando o significado de apud. Solucionou a minha dúvida. Valeu!
Bruno, parabéns pelo Blog. Foi muito enriquecedor para mim. Esperaremos os próximos. Um abraço. Marcos Aurélio.
Olá Marcos!
Obrigado pela visita!
Que bom que essas dicas lhe ajudaram!
[]s
PARABÉNS PELA PUBLICAÇÃO. ALÉM DE INTERESSANTE EXTREMAMENTE ÚTIL.
UM ABRAÇO,
GILSON
MUITO INTERESSANTE ESTA APRESENTAÇÃO. PARABÉNS PELO TEXTO.
GILSON
GRATO PELA OPORTUNA E ÚTIL PESQUISA.
CORDIALMENTE,
ANTONIO FLORES
Sempre tive curiosidade de saber os significado destas e outras expressões da língua latina que aparecem em artigos e trabalhos científicos. Confesso que após a leitura dos posts deste blog fiquei mais inteirado. Estou terminando minha graduação em Letras com Inglês e meus professores de Metodologia Científica não estavam preparados para ensinar esses pequenos detalhes.
Valeu.
Parabéns pela pesquisa.
E concordo com seu postulado: Realmente podemos tudo, desde que arquemos com as conseqüências.
Férias é uma maravilha hein …
Confesso que não tive paciência de ler esse post. Mas percebi que vc não explicou o significado do "etc". Isso mesmo, o nosso bom e velho "etc" de cada dia.
Sabe o que significa? Como se usa? Então visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etc
Vc verá que escrever "laranja, bananas E etc" é redundante. Não se usa E antes de etc; como vc colocou no título desse post. AHUAUhauhaUhauhAUhAUhuHauHAUHAUh
Quanta SABEDORIA!!!!!
Ah! Deixa de ser babaca Alexandre. Confessa que leu direitinho, com todo o cuidado e procurando algum detalhezinho escondido para achacar o rapaz que se deu o trabalho de postar alguma coisa útil neste mar de inutilidades que é a internet. Meus parabéns pela iniciativa ao Bruno. Ao Alexandre, vou dar uns conselhos grátis e se não tiver paciência não precisa ler:
1) Não case, tens grandes possibilidades de levar um chifre com este temperamento;
2) Se casar, procure ver as coisas boas em sua (seu) esposa (esposo);
3) E, etc.
Abraços, G. Sacramento.
Caríssimo Alexandre, legal você comentar sobre o etc, porém fico até, desculpe o termo, espantado, que de acordo com sua sabedoria, você ainda utiliza como referência o site do "wikipedia" , não oferecendo nenhum grau de confiança.
Observação: Não estou falando que está errado sua explicação, mas da próxima vez, busque informações em outros sites mais confiáveis !!!!!
Você foi extremamente ridículo na forma de se expressar parecia uma criança invejosa porque o post do rapaz foi interessante e vc certamente teve que procurar alguma coisa do assunto por não dominar…perdeu a oportunidade de ficar calado!!!!