Muita gente acha que aquele E azul do Windows é a internet e nem passa pela cabeça que existem outros browsers com a finalidade de navegar na internet. O meu favorito, já de longa data, é o Firefox, mas fiquei impressionado com a performance do Google Chrome quando foi lançado.
Quanto ao E azul, o Internet Explorer da Microsoft, sempre achei muito lento. O Internet Explorer 6 era razoável na performance, mas muito atrasado tecnologicamente. Ai lançaram o Internet Explorer 7, uma carroça que só me fez, e a muita gente também, gostar ainda mais do Firefox. E hoje, para minha surpresa, lançaram a versão final do Internet Explorer 8! Deve estar um avião né? Será? Bem, que decepção…
Mas como colocar em números o sentimento de que um browser está mais rápido que o outro? Eis que surge um aplicativo da Futuremark Corporation, a mesma empresa dos famosos programas de benchmark 3DMark e PCMark, que vai colocar em números esse sentimento; o Peacekeeper.
Utilizei ele para saber a performance de alguns browsers (não todos porque nem eu mesmo conheço todos) utilizando duas máquinas distintas:
- CPU: AMD Athlon 64 4000+, GPU: NVIDIA GeForce 8600 GT, Memória Ram: 2.5GB
- CPU: Intel Pentium Dual Core Processador E2160, GPU: Intel® GMA 3000/3100 (on board), Memória Ram: 2GB
O Peacekeeper simula algumas operações que normalmente os browsers são encarregados de fazer e verifica quanto tempo cada browser demorou para executar cada operação.
Resultados:
OBS: No quadro de resultados do AMD está aparecendo o Internet Explorer 6.0, mas na verdade é o Internet Explorer 8.0. É que instalei a versão mais nova praticamente na mesma hora que foi lançada e, portanto, o Peacekeeper não reconheceu essa versão corretamente.
Comentários:
Você conhecia o Safari? Pois é, nem eu. Ouvi falar dele pelos cantos, resolvi incluir nesse teste e fiquei de boca aberta. O bicho é muito rápido, sem noção! :) Mas como ainda está em beta e não deve possuir os mesmos plugins do meu amigo Firefox, não continuarei com ele na minha máquina, mas foi bom conhecê-lo. A versão beta do Firefox está mais rápida que a versão estável atual, mas ainda atrás do Chrome e do Safari. Quanto ao E azul, bem, esse ai, mesmo na versão 8, vai ficar jogado no canto aqui na máquina…
Pingback: Browsers: Teste de Performance 2 | BrunoCunha.com
Oi Bruno.
Uso o Chrome, acho muito bom mas já ouvi comentários a respeito de sua vulnerabilidade (vazamento de senhas) e percebo que ele não é tão estável. Mas ainda prefiro. Quanto ao Safari, ele é próprio do Mac mas gostei bastante também… é sóbrio, 'clean', por isso, mais rápido. Mas todos eles, inclusive o 'firefox', têm uma deficiência: Plugins….
Acho que a única vantagem do 'E azul' é a não necessidade de se baixar plugins… mas, concordo, o bicho é muito lento. Então, prefiro os outros.
Abs. E parabéns pelo blog.