Sempre tive a curiosidade em saber quem ganha a batalha de consumo entre chuveiro elétrico vs chuveiro a gás. Confesso que o meu banho não é um dos mais rápidos, mas sempre fico com a consciência pesada quando estou tomando banho e a água é aquecida pelo sistema a gás. Fico muito tempo tentando regular a temperatura da água, que sempre esquenta muito mais do que pretendia e sempre esfria muito de repente quando não gostaria.
Lendo a revista Veja hoje (edição 2185 – ano 43 – nº 40), na página 140 tem uma pequena nota explicando que o banho com o chuveiro elétrico é, na verdade, mais econômico que o banho com o chuveiro a gás. Claro que o cálculo não é baseado apenas na eletricidade, mas também na água desperdiçada. Nesta reportagem a briga é:
Chuveiro Elétrico |
X |
A Gás |
R$0,30 |
R$0,59 |
*tomando como base um banho de 8 minutos.
Em outras reportagens esse cálculo dá também outros resultados, mas em todos a vitória é sempre do chuveiro elétrico.
Existe também os chamados chuveiros híbridos, que proporcionam uma economia geral maior que o chuveiro elétrico, associando a energia elétrica com a solar. Infelizmente esse eu ainda não tenho aqui em casa.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, sugiro as reportagens “Quanto custa o seu banho? Não é só o tempo debaixo do chuveiro que faz a diferença” e a “Chuveiro elétrico consome mais energia, mas gasta menos água”.
Ou seja, o que sempre pensei, acabei comprovando…
OI, acredito que haja um equivoco nesta reportagem, fabrico um chuveiro a gás que é mais economico que o elétrico, o aquecimento é instantaneo, não há gasto maior de água pois o mesmo não utiliza pressurizador, nem misturador e, a temperatura é regulada imediatamente após o acendimento, além de ser 1000% mais economico que um chuveiro elétrico e tem consumo de 1/4 dos aquecedores do mercado. Ganhamos o 4ºPremio Brasil de Meio Ambiente e temos apoio da FAPERJ, portanto, esta matéria está desatualizada, dê uma olhada no http://www.chuveirosnc.com,br e confira o que estou relatando. Obrigada pela atenção.
Jorgea Correa
Aqui em casa é a gás, mas das quatro pessoas que moram aqui, somente uma toma banho quente. Mesmo no inverno a turma aqui vai de banho frio (já fizemos isto na região serrana com 4C – o problema é o primeiro momento, depois vai bem).
@Homero: Fala! Pra quem consegue tomar banho frio realmente é a melhor coisa! Economia e faz muito bem pra saúde. Infelizmente não consigo… :(
Eu tbm tomo banho frio, mas qdo estou com dores musculares, utilizo a água bem quente por alguns minutos. D qq forma, na minha casa mesmo com o gás o consumo é menor, primeiro pq a conta de água está na taxa de condomínio ( o meu bolso não muda se gastar menos água – mas prefiro ser ecologicamente correto); em segundo lugar, a tabela de vazão de água utilizada nos links de referência são, na média, 22% mais altas do que a que utilizo em minha residência. Conclusão: Pago menos do que um sistema híbrido convencional.
Resumo: Quanto mais alta a temperatura do ambiente menos gastos financeiros. KKKKK :)
Poxa Gente se vcs tomam Banho friu o post de vcs nem é valido. Precisamos de posts de gente que seja relacionado com essa materia.
Um aquecedor a gás bem regulado com um sistema hidráulico não sobrecarregado proporcionam um dos melhores banhos que um ser humano pode ter: água em abundância na temperatura correta.
Nenhum chuveiro elétrico por melhor que seja não chega nem perto.
O chuveiro do meu apto vale cada centavo de custo a mais.
Mas reconheço que existem muitos projetos mal feitos que acabam fazendo com que o aquecedor a gás fique com uma ma fama.