Se chegou até esse post é sinal que você sente o mesmo que eu quando está escrevendo. Sente vontade de tirar todas as dúvidas do Português antes de escrever o seu texto. Usa o “etc.” mas sempre se pergunta se deve colocar ou não a vírgula antes, se pode colocar algum ponto depois do etc. ou se pode usar etc. para uma lista de pessoas. Todas essas questões já passaram pela minha cabeça e por causa disso decidi escrever esse post para elucidar as dúvidas quanto ao uso da abreviação etc.
Significado de etc.
Todo lugar que busque na Internet sobre o significado de etc. primeiro é mostrado o conceito dessa abreviação. Aqui não podia deixar de seguir essa regra.
Etc. é, na verdade, uma abreviação da expressão de origem latina et cetera (também et cætera ou et coetera) onde “et” corresponde à conjunção “e” e “cetera” a “o resto“; “outras coisas” (da mesma espécie); “assim por diante“.
É normalmente usado no final de uma frase para representar a continuação de uma sequência lógica, no final de uma enumeração.
Ex.: Maria foi ao mercado e comprou maçãs, bananas, verduras, pães, etc.
Nesse caso, etc. demonstra que Maria comprou esses itens e outras coisas mais, que não têm necessidade de serem citadas no texto. Imagina ter que saber de todos os 50 itens que Maria comprou! Seria mesmo um tédio. Ao longo do post vou criar perguntas que refletem a maioria das dúvidas e tentar respondê-las de acordo com a regra gramatical da nossa maravilhosa língua portuguesa.
Devo usar vírgula antes do etc.?
O uso da vírgula antes do etc. é facultativo. Essa questão é um pouco nebulosa, mas tentarei explicar. Como etc. possui implícita a conjunção “e”, então em uma lista sequencial não deveria ser colocada a vírgula. A frase ficaria algo como:
Ex.: Maria foi ao mercado e comprou maçãs, bananas, verduras, pães etc. (que corresponde a “verduras, pães e outras coisas.”).
Por outro lado, a vírgula antes do etc. é usada pela maioria dos especialistas, escritores e estava sempre presente nos textos dos acordos ortográficos da língua portuguesa de 1943 e 1990. Como em Português temos a possibilidade de adotarmos algo por ser usado pela maioria, termo conhecido como consagração pelo uso, então acabou sendo aceito o uso da vírgula antes da abreviação etc.
Pelo simples fato da consagração pelo uso, a utilização da vírgula antes de etc. tornou-se facultativa.
Posso usar etc. numa lista de nomes de pessoas?
Não, não pode e estaria completamente errado. Uma lista de pessoas não poderia ser terminada com as palavras “e outras coisas”. Poderia?
Ex.: João estava tendo aula junto com os amigos Fernando, Maria, Jorge etc.
Que corresponderia a: “João estava tendo aula junto com os amigos Fernando, Maria, Jorge e outras coisas”.
Como a ideia do escritor é demonstrar que João estava tendo aula com mais pessoas além dos seus amigos Fernando, Maria e Jorge, então a abreviação correta para esse caso seria “et al.“, que significa “e outros”.
Ex.: João estava tendo aula junto com os amigos Fernando, Maria, Jorge et al.
Que corresponderia a: “João estava tendo aula junto com os amigos Fernando, Maria, Jorge e outros”.
Posso usar um ponto diferente do ponto final depois de etc.?
O ponto depois do “etc.” é pra demonstrar que essa palavra é uma abreviação, da mesma forma que colocamos um ponto em “tel.” para abreviarmos “telefone” ou “cell.” para a abreviarmos “celular”.
Quando etc. está localizada no final de uma frase, esse ponto de abreviação torna-se automaticamente um ponto final, não sendo necessário a adição de mais um ponto para esse último significado.
Uma frase como “…papéis, canetas, borrachas etc..” não estaria correta. Aliás, não existe esse tipo de pontuação na língua portuguesa, com dois pontos consecutivos. Ou usamos três pontos (reticências) ou dois pontos sobrepostos “:”.
Mas e numa frase interrogativa, posso colocar o ponto de interrogação após o etc.?
Nesse caso, como o ponto é diferente de ponto final, então é possível sim utilizá-lo depois da abreviação etc. Se não fosse possível, como eu montaria a pergunta acima?
Escrever “e etc.” está correto?
Olhando o significado de etc. lá em cima você já será capaz de responder a essa questão.
O uso do “e” precedendo a abreviação “etc.” não é correto, pois o “e” já está implícito na abreviação.
Usar reticências “…” junto de etc. está correto?
Usar “etc…” não está correto. As reticências possuem o mesmo significado de “etc.” quando empregadas numa lista enumerada e, portanto, seu uso seria redundante . Veja os exemplos abaixo:
Ex.: Maria foi ao mercado e comprou maçãs, bananas, verduras, pães, etc.
Ex.: Maria foi ao mercado e comprou maçãs, bananas, verduras, pães…
As duas frases, tanto com o “etc.”, quanto com as reticências, o significado é o mesmo, ou seja, “bananas, verduras, pães e outras coisas”.
As reticências podem ser empregadas com outros significados, mas estes fogem do objetivo desse post.
Tem mais alguma dúvida com relação ao uso do etc.? Escreva para mim na área de comentários abaixo que tentarei lhe ajudar.
Pelo que eu entendi, pode sim usar ponto (.) depois do ”etc.”tanto como ponto de abreviação,quanto ponto final. No caso, usando como abreviação, a letra que vem depois continua minúscula, se for usado como ponto final, maiúscula.
Numa sequência de itens diferentes, como exemplo uma lista de compras:
* Carnes: suína, bovina etc.;
* Verduras e legumes: batata, alface, cenoura etc.;
* assim por diante.
Fica correto o uso do ponto e vírgula?
Pode colocar ponto final depois do etc. sendo que existem mais coisas a escrever?