O processo de elegibilidade é, resumindo, a fase em que você submete para o PMI as suas experiências profissionais quanto ao gerenciamento de projetos, e também a sua vivência acadêmica no assunto. O PMI analisa as informações enviadas e retorna um parecer informando se você está apto ou não a realizar a prova de certificação (PMP, PMI-SP, CAPM, PMI-RMP, PMI-ACP ou PgMP).
Esse parecer do PMI tem validade de apenas um ano, mas lhe dá três chances para tentar passar na prova da certificação. Infelizmente, para cada tentativa, você terá que pagar uma taxa de reexame para conseguir marcar uma nova data para realizar a prova.
Mas isso tudo que escrevi você já deve saber, mas é bom esclarecer antes de responder de fato a dúvida desse post (Elegibilidade Expirou, e agora?).
Vejo três casos para que a elegibilidade expire. São eles:
1 – O prazo de um ano já passou e você não tentou fazer a prova;
2 – O prazo de um ano já passou, você tentou fazer a prova uma ou duas vezes e foi reprovado; e
3 – O número máximo de tentativas (três) para a realização da prova já foi atingido.
Analisando o que está escrito no PMP Handbook, página 31, tópico “Reexamination”, temos:
Para os casos 1 e 2 acima, o PMI Handbook não esclarece muito bem o que deve ser feito. Acredito que o candidato tenha que refazer todo o processo de elegibilidade novamente, submetendo para o PMI toda a documentação necessária para uma nova análise e obtenção de um novo parecer.
Para o caso 3, o PMI Handbook é bem claro. O candidato terá que aguardar um ano, contando da data da útlima tentativa, e refazer todo o processo de elegibilidade novamente.
Achei até um pouco de sarcasmo no que está escrito no PMP Handbook, mas lá tem a orientação de que, caso tenha falhado nas três tentativas, que você então tente uma outra certificação.
Agora quero levantar uma polêmica. Como expliquei lá em cima, se o processo de elegibilidade é para dizer se você está apto ou não para tentar fazer a prova da certificação, porque devo submeter novamente toda a documentação, iniciando outro processo, se já fui aprovado anteriormente? OK, o candidato foi reprovado na prova, mas a experiência dele, profissional e acadêmica, continuará a mesma! O que você acha disso? Escreva nos comentário e vamos discutir sobre o assunto.