Como escrevi no post Bruno Cunha agora é PMP!, depois de vários meses me preparando, consegui passar na prova de certificação do Project Management Professional (PMP). A minha intenção neste post é relatar essa minha longa caminhada, desde a escolha de onde estudar, até o dia da prova, passando pela temida elegibilidade, os vários simulados de 200 questões (4h) e alguns finais de semana sem vida social. :)
Espero que ajude a tirar algumas dúvidas das pessoas que, como eu, não tinham muita idéia de como era o processo para a certificação.
Como dito na citação acima, a certificação Project Management Professional (PMP) é uma certificação dada pelo Project Management Institute (PMI) que reconhece os conhecimentos das boas práticas em gerenciamento de projetos. O mercado de trabalho está vendo com muito bons olhos essa certificação, pois ela dá uma segurança ao empregador de que o gerente de projetos (GP) ao menos conhece as melhores práticas em gerenciamento de projetos adotadas em todo o mundo.
Além disso, é uma certificação reconhecida mundialmente.
A filiação ao PMI não é obrigatória para fazer a prova de certificação e nem todo PMP precisa ser filiado ao PMI. A filiação garante algumas vantagens como recebimento de revistas sobre o assunto (dos States pra sua casa aqui no Brasil), acesso a conteúdos exclusivos no site do PMI, descontos em seminários, cursos e todos os produtos da área marketplace, também do site do PMI. No marketplace você encontra artigos, livros, o PMBOK e outras coisas para comprar.
Além da filiação ao PMI, você pode se filiar a uma unidade local do PMI, conhecidos com Chapters, que lhe garante outros tipos de descontos e outras vantagens. Eu, por exemplo, me filiei também ao chapter do Rio de Janeiro, o PMI-Rio, mas você pode se filiar em quantos quiser, claro que pagando a mais por isso.
Hoje, 19/02/2009, a filiação ao PMI custa:
- Individual – Novos Membros: $129.00;
- Individual – Renovação: $119.00;
- Estudante – Novos Membros: $40.00;
- Estudante – Renovação: $40.00;
E a filiação a um chapter custa $20.00.
Para saber mais sobre a diferença entre a filiação normal (Individual) e a Estudante, acesse o site do PMI.org. Sei que você terá que comprovar que é estudante para poder se filiar nessa categoria.
A minha dica, se você está querendo tirar somente a certificação mas não aproveitar todas as vantagens de ser filiado ao PMI, que pelo menos se filie na primeira vez. “Poxa, mas eu não quero me filiar, pra que isso então”, você poderia dizer, mas você como filiado pode ganhar um bom desconto ao fazer um curso preparatório (alguns centros de treinamento dão ótimos descontos para os filiados) e terá um desconto de $100.00 no valor da prova.
Valor da prova para filiados ao PMI: $405.00
Valor da prova para não filiados: $505.00
*Lembrando que esses valores foram os valores de quando fiz a prova, em janeiro de 2009.
Resumindo, com o valor do desconto da prova e o provável desconto no curso preparatório, pode ser mais econômico se filiar. Ah se eu soubesse dessa dica antes de fazer o preparatório! :(
Este assunto creio que seja a etapa do processo mais temida (depois da prova é claro) para os que querem tentar a certificação. O que raios é essa tal de Elegibilidade? O que acontece se eu cair em Auditoria? O que terei de fazer para ser “aprovado”? Que documentos serão exigidos? Essas e outras perguntas eu me fiz quando estava nessa etapa e confesso que fiquei preocupado, mas simplesmente por não conhecer direito o que é ser “Elegível” pelo PMI.
A Elegibilidade nada mais é que a aprovação, pelo PMI, de que você cumpre alguns critérios para tentar a certificação PMP. Esses critérios variam de acordo com o seu grau de escolaridade e são listados abaixo:
Diploma de nível médio (2º grau)
- Mínimo de 5 anos de experiência em gerenciamento de projetos (7500h)
- Mínimo de 35h de educação formal em gerenciamento de projetos
Diploma de nível superior (3º grau)
- Mínimo de 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos (4500h)
- Mínimo de 35h de educação formal em gerenciamento de projetos
Uma dúvida que muitos podem ter e que precisa ser muito bem entendida é o mínimo de 5 ou 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos. Você deve comprovar a sua experiência dentro dos últimos 8 anos e deve conter 60 meses distintos para o nível médio (12 meses X 5 anos = 60) e 36 meses para o nível superior. Distintos está em bom destaque porque é muito importante. Se você atuou em dois projetos nos meses de janeiro a dezembro de 2008 e em cada um atuou 860h, no final você terá 1720h de experiência em gerenciamento de projetos mas apenas 12 meses, necessitando de mais 24 meses para o nível superior e 48 meses para nível médio.
Pois é, essa é a parte trabalhosa de preencher a tal Elegibilidade, pois você terá que descrever as horas de atuação nos projetos de no mínimo 3 anos anteriores.
Essas horas de atuação são divididas em 5 grupos principais (Processos de Iniciação, Processo de Planejamento, Processos de Execução, Processos de Monitoramento e Controle e Processos de Encerramento) e cada categoria dessas se subdivide em outras tarefas onde você deverá colocar a quantidade de horas que atuou durante todo o projeto.
Caramba, esses caras estão loucos? Não lembro nem o que comi ontem e tu acha que vou lembrar quanto tempo atuei em “Identificar membros chaves da equipe do projeto e determinar papéis e responsabilidades para criar uma estrutura organizacional do projeto para desenvolver um plano de comunicação”?
Claro que eles, os “avaliadores do PMI”, não estão malucos e claro que você não vai lembrar exatamente de tudo. Ah, gastei 33h27 nessa tarefa! Claro que não, mas você tem uma idéia aproximada do tempo que atuou em cada categoria, pois claro que você tem toda a documentação do projeto e guardou os relatórios de desempenho nas lições aprendidas. (me lembrei da Rita agora)
Você também não precisa ter atuado em todos os 5 grupos para ser “aprovado”, mas o total das horas e os meses distintos devem ser cumpridos.
A recomendação é você juntar essa informação antes de cadastrá-la no site do PMI. Apesar de você poder ir cadastrando aos poucos, é chato ficar na página incluindo essas informações e ver se completaram os meses e as horas. O ideal é você preencher uma planilha antes e ter esse controle na sua própria máquina. Em um post futuro pretendo disponibilizar uma planilha para ajudar nessa etapa.
Após completar toda a informação da elegibilidade e submetê-la à avaliação do PMI, você receberá a resposta se foi “aprovado” ou se caiu em auditoria após 5 dias úteis. No meu caso eu tive a resposta em 5 dias corridos e não cai em auditoria. Somente depois dessa análise é que você pode pagar a prova.
Agora ficou curioso em saber sobre a auditoria, se tem como se livrar dela, quando ela ocorre, o que preciso comprovar? Como esse post estava ficando muito grande, resolvi dividi-lo em dois. Continue lendo a segunda parte onde trato dos assuntos abaixo:
- Auditoria. E agora!?
- Onde Estudei?
- Como Estudei?
- O local pra fazer a prova
- A prova – O medo!
É isso, espero que essa primeira parte já ajude muita gente.
Olá Bruno,
estou me formando em engenharia de produção mas já trabalho há 7 anos com engenharia e atuando em gerenciamento de obras e agora implantação de projetos dentro de uma companhia. Gostaria de fazer o curso e me preparar para tirar a certificação e atuar na área de gerenciamento de projetos. Você acha indicado para o meu momento na carreira? Vejo que muitas empresas pedem esta certificação então, é como uma obrigatoriedade. Obrigada.
Meu no site http://www.iheadgo.com tem uma ótimo material pra essa prova.
Pingback: As (já não tão) novas categorias de PDU do PMI
Bruno, me formei agora, em engenharia eletrônica,está muito difícil de conseguir emprego. Pensei em fazer um MBA em gerenciamento de projetos e posteriormente ter a certificação PMP, porém pelo que vi, através do seu post, não é o mais recomendado para a minha fase de carreira atual. O que você acha? seria melhor fazer um mestrado profissional? ps: tenho pouca experiência.
Prezada Alessandra,
No seu caso, não aconselho focar na certificação PMP nesse seu início de carreira. Para essa certificação, são exigidos alguns critérios que, pela sua descrição, ainda não os possui. Se você ler o Manual da Certificação PMP vai encontrar, em “Requisitos de Elegibilidade para a PMP”, os critérios mínimos para poder fazer a prova, como:
Se quer mesmo começar a atuar na área de gerenciamento de projetos, sugiro que, em seu emprego atual, você tente atuar em projetos, para pegar a experiência necessária para poder fazer a prova. Sei que não é fácil, mas é algo que precisa ser planejado.
Espero ter te ajudado.
Abs!
Prezado Bruno,
gostaria de obter a informação sobre como vc conseguiu tirar a certificação PMP sendo Tecnólogo? Obrigado.
Olá André! Veja o post que escrevi sobre esse assunto: https://www.brunocunha.com/blog/gerenciamento-projetos/tecnologo-deve-declarar-4-500h-ou-7-500h-para-a-elegibilidade-do-pmi/
Espero que ajude.
Pingback: O que é PMP?
Bruno, parabéns pelo artigo!
Foi de muita ajuda!
Pingback: PMI Brasil: Lançamento do Portal Brasileiro do PMI
Bruno
Como faço para alcançar o tempo de atuação, estou começando agora, estou atualmente fazendo um MBA em gerenciamento de projetos, mas quero buscar a certificação, terei de esperarar chegar ao tempo de 36 meses?
Ataualpa Nascimento
Ataualpa, sobre a sua dúvida, você precisa preencher alguns requisitos mínimos para poder se tornar elegível a tirar a certificação PMP. Você precisa ter uma quantidade mínima em treinamento formal sobre gerenciamento de projetos, coisa que você já tem com o seu MBA e também comprovar uma quantidade mínima de HH trabalhando em gerenciamento de projetos.
Para sanar completamente as suas dúvidas, sugiro que leia o Manual da Certificação PMP que foi traduzido a pouco tempo pelo PMI-Rio para o português Brasil.
Espero que te ajude. E bons estudos!
Bruno,
Estou pesquisando sobre certificação PMP e "caí de paraquedas" no seu blog.
Valeu a pena! Legal ver toda sua tragetoria rumo à certificação. Suas dicas são um ponto de partida interessante para quem está iniciando a jornada.
Abs
Rafael
Bruno, tenho uma dúvida com relação a educação formal de 35 horas em gerenciamento de projetos, comprei o livro da Rita, e não encontro referencias confiáveis, dizendo se é requisito ou não ter o treinamento realizado, muitos falam que não , e muitos falam que sim, estou realmente confuso, e não quero ligar em centros de treinamento e perguntar isso, por motivos obvios rs, voce pode me ajudar? obrigado
Boa tarde sou analista programador web de uma empresa, desenvolvo toda a intranet da mesma não separo os projetos desenvolvidos por mim da maneira como deveria ser separado, eu teria condições de tirar uma certificação PMI?
@Anderson: Como expliquei na parte "Elegibilidade. O que é isso?", você deve comprovar a experiência por meio de um formulário no próprio site do PMI. Se mesmo você sendo "Analista Programador Web", o que não importa, mas tenha executado tarefas de gerenciamento, você pode fazer sim a prova.
[]s
Pingback: PMP: O Caminho para a Certificação – Parte 2 | BrunoCunha.com