Muitas pessoas me escrevem pedindo ajuda para esclarecer algumas dúvidas sobre a certificação PMP. Já escrevi os artigos Caminho para a Certificação PMP – Parte 1 e Caminho para a Certificação PMP – Parte 2 que ajudam as pessoas a se prepararem para a prova, mas muitos ainda perguntam quanto a quantidade de horas necessárias para a comprovação de experiência em Gerenciamento de Projetos durante a fase de elegibilidade.
O primeiro lugar que você deve procurar para tirar dúvidas sobre o processo de certificação PMP é o Manual da Certificação PMP, também conhecido como PMP Handbook, mas ele infelizmente acaba deixando algumas dúvidas sem respostas.
Nos requisitos de elegibilidade para PMP, a escolaridade determina a quantidade de horas de experiência em Gerenciamento de Projetos que precisam ser declaradas para a obtenção da elegibilidade. Para segundo grau completo, diploma de ensino médio, são necessárias 7.500, totalizadas em liderança e direção de tarefas em projetos, e 4.500 horas para superior completo, grau de bacharel ou licenciatura. Considero esse ponto no PMP Handbook bem esclarecedor, o problema é que no Brasil existe uma dúvida muito grande com relação aos cursos: Tecnólogo x Superior x Bacharel x Licenciatura.
Esclarecendo alguns pontos:
Bacharel
Primeiro precisamos entender o que é o título de bacharel para podermos analisar o que está escrito no PMP Handbook. Pesquisando na Wikipédia, temos:
“O bacharelado ou bacharelato é um grau acadêmico com diferentes características conforme a época e o país. O titular de um bacharelato é designado “bacharel”. No Brasil, o grau de bacharel é conferido no nível de graduação na maioria das áreas do conhecimento humano. São obtidos normalmente em cursos superiores que podem durar de três a seis anos, com extensões de mais anos com Especializações, Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados”.
Resumindo, quem concluiu o ensino superior já possui o título de bacharel. Agora vem a grande pergunta:
Tecnólogo é considerado curso superior?
O problema agora é sabermos se os cursos de curta duração, também conhecidos como tecnólogos, são considerados cursos superiores (graduação). Essa resposta foi fácil de achar, pois o próprio MEC afirma que Tecnólogo é considerado curso superior sim:
Conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, Art. 4º, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.
Respondendo então a dúvida do post, se o seu curso é de Tecnólogo e aprovado pelo MEC, você poderá sim declarar apenas 4.500 de experiência em Gerenciamento de Projetos.
Cuidado, pois existem muitos cursos que se consideram como sendo Tecnólogo mas que não foram aprovados pelo MEC. Nesses casos você não receberá o título de bacharel e, portanto, terá que declarar as 7.500 horas para o processo de elegibilidade.
Se quiser saber se o seu curso é aprovado pelo MEC, então acesse o portal e-MEC.
Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida. Comente aqui no post se concorda com a análise e vamos evoluir o assunto.
Bruno, bom dia.
Enviei um email para o PMi e a resposta que tive para o tecnólogo é que é preciso declarar 7500h mesmo, pois tecnologo não são 4 anos. Fiquei agora com extrema dúvida e cair na auditoria e ser “banido” não aceito mais como candidato.
Pessoal, no meu site tem um infográfico que eu fiz com todos os detalhes necessários saber sobre o exame, desde como preencher a papelada de inscrição, até dicas sobre o exame. Um guia absolutamente completo. É só baixar aqui: http://eupmp.com.br/certificacao-pmp/
Além disso, aqui um outro artigo falando explicitamente sobre como usar o CICLO DE ESTUDOS na sua preparação: http://eupmp.com.br/2015/01/13/certificacao-pmp-atalho-aprovacao/
Ambos de fundamental leitura!
Abraços!
Olá Bruno!
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo post.
A dúvida que tenho não tem a ver com questão de certificação do PMP, mas tem a ver com a questão do curso de tecnólogo ser reconhecido como título de bacharel. Eu tenho a intenção de fazer um MBA Internacional e nestes cursos no exterior é exigido o título de bacharel. Sou formado pela FATEC e meu curso é reconhecido no MEC. Gostaria de saber se você sabe se nestas situações o título de tecnólogo também equivale ao de bacharel no exterior (sendo mais específico, nos Estados Unidos)?
Agradeço desde já pela ajuda.
Boa tarde Bruno,
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente conteúdo que você disponibiliza em seu blog, muita coisa interessante. Obrigado por compartilhar estas informações.
Estou com uma duvida após ler este post
Concluí um curso tecnólogo em gestão da tecnologia da informação. Consultei o site do mec para confirmar se esse curso é aceito, e realmente é.
Com base nisso, gostaria de saber se ele é valido para tirar a certificação PMI (como nivel superior).
Li aqui nesse post que é, porém encontrei informações diferentes na internet. Agora fiquei na duvida.
http://www.tiexames.com.br/ensino/forum/read.php?18,7528
http://www.pmtech.com.br/PMP/Questoes_Frequentes_PMP.pdf
Além disso, essas horas de projetos, como posso comprovar isso para a PMI?
Um grande abraço
Olá Bruno, existe um telefone para contato ou email para tirar outras duvidas com relacao ao PMI.
Grato.
Att, Oswaldo Moreira
Olá Oswaldo.
A melhor forma é você entrar em contato com o capítulo do PMI mais próximo da sua cidade. Veja nessa página a relação de capítulos do PMI no Brasil.
Nas páginas dos capítulos você deve conseguir o contato (e-mail e telefone) para que você consiga tirar as suas dúvidas.
Se quiser, escreve pra mim a sua dúvida que, se eu souber, te respondo.
abs!
Olá Bruno,
primeiramente parabéns ao pelo Blog. Está muito bom.
Li a página de eligibilidade do PMP Handbook que você informou e lá diz que é preciso formação em um curso de 4 anos conforme abaixo:
“Formação de quatro anos (bacharelado ou equivalente)”
Tenho graduação técnologica e pós graduação também. Será que isso será um problema, já que o curso não foi de 4 anos?
Obrigado!
Estou com a mesma dúvida! Você chegou a fazer?
Meu medo é que numa possível auditoria, verifiquem que o diploma consta 3 e não 4 anos.
Boa tarde, Bruno. Parabéns pelo post. Estou me preparando para a certificação e quase desanimei quando um amigo comentou que tecnólogos precisavam comprovar 7.500h.
Quando você prestou o exame já era pós-graduado, correto? Sua pós foi lato ou strictu senso?
Você colocou o grau mais alto como “bacharel ou equivalente”?
Assim como você, sou tecnólogo e pós-graduado. Além disso defendo minha dissertação em Setembro. Seria muita injustiça não ser enquadrado na categoria curso superior.
OBS: O MBA eu já concluiu. A dissertação que defendo em Setembro é da minha segunda pós-graudação, dessa vez mestrado strictu senso.
Abs
Olá Diogo!
Respondendo às suas perguntas, quando fiz o exame para a certificação, já era pós-graduado sim, e a minha pós-graduação é lato sensu.
Na época do processo de elegibilidade eu coloquei como bacharel, pois como expliquei no post, o MEC considera o meu curso como sendo graduação e, consequentemente, título de bacharel.
Espero que dê tudo certo em seus estudos e que consiga obter sucesso no exame!
Bruno, excelente iniciativa em compartilhar seus conhecimentos e experiências neste blog. Meus parabéns!
Gostaria de saber se de fato você teve alguma experiência vivenciada com esta questão do título da graduação ou então informação verídica de alguém que você conheça que tenha caído na auditoria do PMI e tenha sido considerado elegível através do diploma da graduação tecnológica.
Um abraço!
Olá Eduardo!
Particularmente não conheço ninguém que tenha caído na auditoria do PMI quanto a problemas no diploma de graduação tecnológica, mas sei que esse assunto gera muita dúvida quando o candidato a certificação PMP possui o diploma de tecnólogo. Conheço sim pessoas que possuíam diploma de tecnólogo, que passaram pelo processo e não caíram em auditoria.
Escrevi esse post para analisar, com bom senso, essa questão de tecnólogo x PMP e pesquisei os argumentos que comprovam a minha posição. Continuo acreditando nessa linha do post, mas se tiver alguma experiência contrária, peço que compartilhe para tratarmos juntos sobre o assunto e esclarecer melhor para a comunidade.
Obrigado pela visita ao blog!