Infelizmente comecei essa saga pelo caminho inverso. Conheci a história desse primeiro livro, A Guerra dos Tronos, assistindo a primeira temporada do seriado de TV da HBO. Quando a temporada já estava na metade que descobri que era baseada em uns livros enormes de um tal George R. R. Martin. Acabei terminando de assistir a primeira temporada mas decidi não mais acompanhar pela TV e sim começar a ler a saga As Crônicas de Gelo e Fogo. Sempre tive a convicção de que os livros são sempre melhores que as adaptações de TV e cinema.
A primeira temporada terminou em 19/06/2011 e só comecei a ler A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo em 02/11/2012. Além de já estar lendo outros livros, tive certo receio de começar um “enorme” e me arrastar muito na leitura, pois a reforma do meu AP e os preparativos do casamento estavam consumindo muito o meu tempo. Li em casa, li no ônibus, li no metrô e acabei achando tempo livre pra teminá-lo. Ou seria a magia da história que me instigava a lê-lo em todas as oportunidades? Resumindo, terminei no dia 04/01/2013.
Não posso dizer que o livro é fantástico, um dos melhores que já li, que é uma leitura imperdível, pois já havia sentido tudo isso quando assisti ao seriado da HBO, que fez um excelente trabalho de adaptação dessa obra, colocando visualmente tudo aquilo que um leitor cria em sua mente. Parabéns em particular para a HBO por esse trabalho.
Apesar de ter visto toda a temporada que retratava esse primeiro livro, mais uma vez comprovei que o livro é muito melhor que uma adaptação. Penso que a série de TV foi um resumo de tudo que é descrito no livro, fiel em muitos pontos, com passagens rápidas em outros, mas de uma qualidade absurda quanto aos cenários e figurinos. Além dos ótimos atores é claro.
Focando agora mais no livro que na adaptação da HBO, mesmo porque o título desse post é sobre resenha, a história é passada num mundo muito parecido com o nosso, mas onde o verão e o inverno chegam a durar anos e os boatos sobre magias, dragões e os “Outros” soam mais verdadeiros que na nossa realidade. Apesar do temor dos sábios quanto a aproximação do inverno (the winter is coming), o foco desse primeiro livro, A Guerra dos Tronos, de um total de 7 (A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos, A Dança dos Dragões, The Winds of Winter, A Dream of Spring), é sobre a disputa do trono de ferro e a tentativa de assumir o poder de governar os Sete Reinos.
Além dessa trama principal da disputa pelo trono, duas outras são tratadas no livro: uma sobre o medo dos Outros; seres sem forma, tamanho, raça ou cor que são temidos por muitos, mas ninguém os conhece e alguns nem acreditam que existam. Este é um assunto que certamente será muito melhor desenvolvido nos demais livros. A outra trama conta a vida dos únicos dois descendentes da família do dragão, filhos do antigo rei que governava os Sete Reinos, que têm de passar a vida fugindo para não serem mortos, junto ao desejo de montar um exército para reconquistar o trono.
Esse livro é enorme, 704 páginas, mas vale cada minuto gasto para acompanhar o desenrolar dos mistérios criados por George R. R. Martin. Claro que recomendo a leitura, mas sugiro que se planeje, pois ficar carregando esse livro na mochila não é uma boa ideia. Quem sabe uma versão digital?
AH! Uma dica: não se apegue muito a nenhum personagem!
Obrigado, é uma recomendação que vale a pena ler. :) Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.
Eu sou um fiel seguidor de Martin, eu li todos os livros e estou animado em saber que existem mais, eu também ver o show, e eu gosto de seguir os livros de história, eu não posso esperar para esta quinta temporada, Ele realmente me espanta a criatividade de George R. R. Martin, é um grande escritor de ficção.
Pingback: Resenha: A Tormenta de Espadas – As Crônicas de Gelo e Fogo – Vol. 3 – George R. R. Martin
Pingback: Resenha: A Fúria dos Reis - As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 2 - George R. R. Martin
Eu li os 5 no kindle… ficava mais leve de carregar na mochila. :^)
Mello, tu trocou uns 5Kg de livros por uns 300g de Kindle! Muito melhor!
Mas e os outros livros, também são bons? Quero começar a ler o segundo já!
São todos bons sim, algumas passagens mais chatas, outras melhores… Eu já havia começado a ler os livros quando comecei a ver a série da HBO. Resolvi parar de ver a série até terminar os livros porque estava confundindo tudo! Eles mudaram muita coisa na série pra adaptar… Enfim, não vejo a hora dele lançar o sexto. Como eu li todos em inglês, assim que lançar lá fora eu saio na frente! :^)
P.S.: Sua última dica na resenha tem tudo a ver: não se apegue a nenhum personagem pois ele pode sumir na página seguinte. ;^)