Esta área Livro-Lido serve para que eu compartilhe as minhas experiências de leitura com os meus leitores daqui do blog. Todas as resenhas que aqui publico são de livros que li, mas nem todos os que leio desenvolvo uma resenha.
Geralmente escrevo um post para cada livro lido, mas nesse caso da série As Crônicas Saxônicas, do autor Bernard Cornwell, não consegui manter esta regra. Os livros são tão empolgantes, e tão fáceis de ler com o meu Kindle Paperwhite, que terminei os seis primeiros volumes em sequência ininterrupta.
Essa leitura frenética acabou me atrapalhando quando tenho que fazer uma resenha específica de cada livro. Por isso decidi consolidar em apenas um único post as minhas impressões desses seis primeiros livros.
Sempre ouvi falar bem de Bernard Corwell e decidi começar a ler por essa série das Crônicas Saxônicas e não estou me arrependendo da escolha. Depois de ter começado descobri que nem todos os livros foram publicados ainda e isso é sempre preocupante. Ninguém vive pra sempre e escrever um livro leva tempo, não é mesmo George Martin?
Uhtred de Bebbanburg – O guerreiro fictício
As Crônicas Saxônicas misturam fatos reais com fictícios usando como plano de fundo a Inglaterra antiga do século IX. O autor utiliza fatos históricos para criar uma narrativa convincente e viciante com personagens fictícios para conectar as lacunas dos registros históricos, e romantizar um pouco uma época onde ninguém devia tomar banho e a morte vinha gratuitamente para aqueles que piscavam na hora errada.
Uhtred Uhtredson é um desses personagens fictícios, inserido no contexto histórico pelo autor, para nos guiar e viver as aventuras daquela época de lutas, derrotas e conquistas. É o protagonista que narra todos os acontecimentos e o principal guerreiro do Rei Alfredo, mesmo que odiasse essa condição.
Como protagonista, acompanhamos a evolução desse personagem desde criança. Desde o momento que virar órfão, passa a ser “escravo” de Vikings dinamarqueses, reforça suas crenças aos Deuses pagãos, evolui para um grande guerreiro e luta contra o povo que ama em favor de um rei e deus que odeia.
É realmente impressionante como este personagem nos conquista. Levando-se em conta a época em que vivia, todas as pitadas para se criar um herói são colocadas ao longo dos livros para que amemos Uhtred, mesmo que não concordemos com algumas de suas atitudes.
As Crônicas Saxônicas
A série As Crônicas Saxônicas começa a se passar no século IX, numa região dividia em vários reinos (Wessex, Nortúmbria, Mércia, Ânglia Oriental etc.), que vivia sendo invadida por Vikings dinamarqueses em busca das terras férteis, de clima ameno, e ótimo lugar para se criar a família. Pelo outro lado o rei de Wessex tinha como sonho a unificação desses reinos e a criação da Inglaterra.
Este período da história foi certamente muito sangrento. Um período onde a guerra envolvia espadas, escudos, cavalos, barcos e navios… Tudo para ajudar a umedecer a terra de vermelho.
Apesar dessa tensão de morte, Cornwell consegue prender o leitor com as estratégias de guerra vencedoras do protagonista e a briga política/religiosa que tenta governar o reino acima do rei.
Essa série é composta, até o momento, de sete livros publicados aqui no Brasil. São eles:
01- O Último Reino
02- O Cavaleiro da Morte
03- Os Senhores do Norte
04- A Canção da Espada
05- Terra em Chamas
06- Morte dos Reis
07- O Guerreiro Pagão
O oitavo livro, já publicado lá fora com o nome de The Empty Throne (algo como O Trono Vazio), tem previsão de ser publicado no Brasil em agosto de 2015. Vamos aguardar.
Conclusão
Mesmo que a série ainda não tenha sido concluída pelo autor, pois sempre corremos o risco de não ser terminada (#GoT), recomendo a leitura para todos que gostem de histórias Vikings, brigas com espadas, escudos, cavalos, tramas políticas e um herói humano inteligente.
Adorei esses seis primeiros livros e começarei a ler o próximo (O Guerreio Pagão) logo-logo. Vou dar um tempo agora pra ler alguns livros mais “cabeça”. MBA na veia!
Gostou do post ou já leu algum desses livros? Comente aqui embaixo e compartilhe as suas impressões também!
*PS: repararam que a capa de um livro é a continuação da capa do livro anterior? ;) Só reparei quando montei essa arte para o post.
Foi lançado na Inglaterra em 2015:””Warriors of the Storm””9º livro da série ainda sem tradução no brasil. Pelo visto , teremos um novo Sharp…
Pingback: Resenha: O Espadachim de Carvão e As Pontes de Puzur