Será que consigo descrever a resenha desse livro 7 – O Guerreiro Pagão? Como expliquei no último post sobre As Crônicas Saxônicas, li os seis primeiros volumes numa sequência ininterrupta e, por isso, é praticamente impossível para mim dividir as histórias em livros individuais.
Como já comentei em posts passados, nem todo livro que leio escrevo uma resenha, mas todas as publicadas são de livros que li.
Como gostei tanto das histórias Vikings, tenho que escrever mais uma dedicada a esse sétimo volume.
O Guerreiro Pagão
Mais uma vez Uhtred Uhtredson de Bebbanburg foi Uhtred Uhtredson de Bebbanburg! Um sangue inglês de pele Viking que sempre arruma confusão por onde passa, e uma pessoa a que todos pedem socorro quando o perigo do norte cruza as fronteiras.
A história começa com ele fazendo uma grande besteira por causa do seu filho cristão. Sofre represálias da igreja católica por causa disso e vira praticamente um nômade expulso de suas terras. No fim, como um grande salvador de Wessex, é ovacionado pelo mesmo povo que o expulsou de suas terras.
O enredo parece o mesmo dos seis livros anteriores. Começa na calmaria, tem uma invasão Viking e tudo termina bem, mas desta vez o leitor ficará apreensivo pela dúvida que surge: será que Uhtred finalmente morre? Afinal, Uhtred já passou dos 50 anos em O Guerreiro Pagão e deve ser considerado um ancião para os padrões da época.
Apesar da apreensão do final do sétimo livro, que é um eclipse quando você espera um nascer do Sol, tenho certeza que Uhtred não morreu.
Tive essa convicção ao entrar numa Saraiva e ver que o oitavo volume, O Trono Vazio, já está à venda! Apesar de Uhtred ser um personagem fictício, e a história da Inglaterra antiga ter ocorrido sem ele, será que a saga As Crônicas Saxônicas sobreviveria sem o seu protagonista? Creio que não.
Conclusão
Espero então que Bernard Cornwell ressuscite Uhtred Uhtredson nessa sequência e nos guie por mais uma ótima aventura pela Inglaterra dos tempos dos Vikings!
Adorei este sétimo livro. Nem preciso me esforçar para te recomendar a leitura. Tenho certeza que, se já leu os seis primeiros, certamente está sedento em participar de mais essa aventura Viking!
Se já leu, comente o que achou abaixo e vamos conversar mais sobre O Guerreiro Pagão.