A nossa vida financeira passa por diversas fases ao longo do tempo. A minha passou pela de juntar dinheiro e depois pela de gastar tudo para pagar o casamento e a lua de mel. :) Brincadeiras a parte, depois desses dois eventos voltei a juntar dinheiro e guardá-lo na famosa e segura Caderneta de Poupança, sem qualquer objetivo de longo prazo e também por preguiça de pesquisar os melhores investimentos atuais.
Como explicarei mais abaixo, acabei chegando na indicação do livro Investimentos Inteligentes – Estratégias para multiplicar seu patrimônio com segurança e eficiência, do autor Gustavo Cerbasi, o mesmo que lançou o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, e posso dizer que a leitura me tirou da inércia e me encorajou a entrar no mundo das Ações e voltar a guardar minha suada economia no Tesouro Direto.
Um evento puxa o outro
Hoje vivemos numa época em que os autores estão à distância de um Twitter e podemos interagir com eles como se estivéssemos conversando com nossos amigos.
Sigo já há algum tempo o Gustavo Cerbasi pelo Twitter e já conhecia a sua obra Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (infelizmente sem resenha aqui no BrunoCunha.com) e resolvi tirar uma dúvida diretamente com ele:
Melhor adiantar as prestações do meu consórcio de imóvel contemplado ou investir esse dinheiro no Tesouro Direto?
Sem muita esperança, achei que o Gustavo não fosse responder, mas ele respondeu com uma simples palavra: Invista!
Investimentos Inteligentes
Animado com a resposta, e querendo entender melhor a simples recomendação de investir ao invés de adiantar o pagamento das prestações do consórcio, resolvi comprar e começar a ler o segundo livro mais vendido de Cerbasi: Investimentos Inteligentes em sua versão revisada (2013) lançado pela editora Sextante.
Divido o livro em duas partes:
Parte 1:
A primeira foca num público que não está acostumado a investir e o autor esclarece alguns conceitos básicos sobre investimento, os principais obstáculos enfrentados pelos investidores iniciantes, além de criar um modelo de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns que recebeu de seus leitores.
Dúvidas como a diferença entre poupar e investir, ou se devemos contar com várias instituições para gerenciar o nosso dinheiro, ou que a melhor saída é sonegar impostos, ou que devemos contribuir cada vez mais para o INSS, ou que devemos manter o FGTS intocável, dentre outras, são respondidas em detalhes nessa primeira parte do livro.
Algumas de nossas verdades absolutas com relação ao dinheiro e investimentos serão rebatidas por Gustavo Cerbasi nesse livro e você ficará impressionado ao constatar que ele está certo e que muitas das suas verdades pessoais não são tão corretas como você pensa.
Não me considero um investidor iniciante, pois já tive a experiência de contratar uma Corretora de Valores e investir em títulos públicos (Tesouro Direto), e talvez por isso tenha achado essa primeira parte um pouco chata de ler por ser bem introdutória, mas tenho certeza que ajudará muito os novos investidores, que são pessoas com muitas dúvidas que precisam de um “empurrãozinho” para terem acesso a investimentos melhores que a Caderneta de Poupança.
Parte 2:
Apesar de não ter gostado muito da primeira parte, posso dizer que, para mim, a segunda pagou todo o investimento no livro. Foi aqui que encontrei o que eu realmente estava procurando nessa obra.
Da metade do livro em diante o Gustavo começa a detalhar as diversas opções de investimento que existem no mercado financeiro brasileiro. O autor explica e contesta alguns detalhes da Caderneta de Poupança, explica a diferença entre os investimentos pré e pós fixados, o que são os CDBs, Debêntures, Letras Hipotecárias, Letras de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio, Ouro, Fundos de Investimento, Fundos de Imóveis, Renda Fixa e o que eu mais aguardei nesse livro, os investimentos de Renda Variável, ou como são mais conhecidos, as Ações.
O meu principal objetivo ao ler esse livro era aprender um pouco mais sobre o Mercado de Ações e, nesse assunto, posso dizer que aprendi bastante, mas, além desse tópico, aprendi também outras opções de investimentos que não conhecia: debêntures, letras hipotecárias e fundos de imóveis por exemplo.
Conclusão
Essa leitura me tirou da inércia e me fez voltar a pensar em investir com um propósito, com uma meta, com o objetivo de juntar dinheiro para realizar algum sonho. Peguei parte das minhas merrecas e voltei a investir no Tesouro Direto e a outra parte no novo mercado de ações (novo para mim ao menos).
Esse livro me incentivou a investir uma parte em renda variável, mas, o principal aprendizado que obtive resumi no seguinte twitter:
Reflita com esse pensamento e perceberá uma diferença muito grande quando o assunto é realização de sonhos!
Então, se você quer aprender novas formas de investir além do básico (Caderneta de Poupança), recomendo a leitura de Investimentos Inteligentes (compre aqui mais barato).
Mais um livro lido que acrescentou bastante pra minha vida, afinal, num mundo capitalista, saber investir corretamente lhe fará alcançar seus sonhos mais rapidamente, pois, a diferença entre uma criança e um adulto está apenas no preço de seus brinquedos!
Boa leitura!!!
Pingback: 40 livros para eu ler em 800 dias (#dia25) | Quase Quarenta
Pingback: Planilha de Orçamento Pessoal
Muito boa a resenha. Não posso dizer que não conheço maneiras de investir, mas posso dizer que não conheço todas, e lendo o livro, aprenderei mais manhas do Mercado Financeiro, que não é nada fácil, para leigos como eu. Não conhecia este livro, coloquei-o na minha listinha para comprá-lo. Obrigada e até…
Como sempre você mandando bem e com uma leitura super simples que deixa aquele gostinho de “quero mais”!
Obrigada pela indicação e vou programar para leva-lo (o livro! rsrsrs) na minha próxima viagem.
Olá Karolzinha!
Obrigado pelo comentário! :)
Ah! E pode levá-lo em sua próxima viagem sim pois a leitura te abrirá novos horizontes!
Abs!
Bruno Cunha