A Lenda de Ruff Ghanor é um livro encomendado para um universo criado numa partida de RPG on-line, escrito por Leonel Caldela, com uma história viciante e muito bem desenvolvida. Quem acompanha o Nerdcast já conhecia o universo e estava aguardando a muito tempo uma obra que continuasse ou simplesmente revivesse esse mundo tão empolgante para os aficionados pelos tempos medievais.
A Lenda de Ruff Ghanor veio para contar a história de um personagem de um passado muito distante, descoberto recentemente por uns aventureiros de uma aventura de RPG numa caverna a muito esquecida. O Mestre JovemNerd, para permitir que seus guerreiros vencessem um poderoso dragão, introduz no enredo o túmulo de um grande guerreiro, com armas poderosas e capazes de derrotá-lo (ouça aqui essa fantástica aventura de RPG). Esse túmulo seria apenas uma solução quebra-galho, sem muita conexão com a história, se A Lenda de Ruff Ghanor – O Garoto Cabra não fosse escrita.
O talento de Leonel Caldela, junto com os pitacos e a empolgação da dupla Alexandre Ottoni (@JovemNerd) e Deive Pazos (@azaghal), conseguiu desenvolver uma obra que, arrisco dizer, saiu melhor que o próprio conto de RPG. Posso estar sendo influenciado pela minha preferência aos livros que aos outros tipos de obras, mas tenho certeza que este primeiro volume é algo que os amantes de histórias fantásticas medievais devem ler por obrigação (por ser fantástico!) – – – desculpe o trocadilho ;).
Ruff Ghanor
Um nome poderoso, que falado corretamente pode acabar com todo o ar de seus pulmões, criado sem querer pelo JovemNerd, e rebaixado pelo Leonel Caldela a um simples garoto perdido numa caverna, que passa a ser chamado de “O Garoto Cabra” por uma infeliz coincidência envolvendo uma cabra fugitiva.
Esse primeiro volume desenvolve a história de Ruff Ghanor, desvendando os mistérios do seu nascimento, como foi treinado pelo rigoroso prior do mostreiro de São Arnaldo e seus clérigos guerreiros, e como se tornou tão poderoso numa era dominada pelo maligno e opressor dragão vermelho chamado Zamir.
Como disse, essa série é um livro encomendado, escrito para tirar o dinheiro dos leitores e encher os bolsos da dupla nerd, mas só tenho uma coisa a dizer pra eles: peguem meu dinheiro e me dá logo o próximo livro!!!
Pra quem gosta de ficção fantástica em terras medievais esse é leitura obrigatória, tanto pelo zelo em manter coerente a narrativa do livro com as aventuras contadas no NerdCast, quanto pelas ótimas soluções de roteiro para amarrar as pontas soltas deixadas na aventura falada e pelo guia ilustrado lançado anteriormente.
Como um garoto cabra possui uma armadura poderosa? Como uma pessoa pode se transformar num dragão? Por que São Arnaldo e não Santo Arnaldo, já que seria a forma gramaticamente correta de escrita? Essas e muitas outras perguntas são respondidas nesse primeiro volume.
Fazendo um jabá-free, corre lá na Nerdstore e compre você também o seu volume. Garanto que não vai se arrepender.
E, claro, conhecendo a dupla de tanto ouvir os Nerdcasts, aguardei ansioso durante todo o livro por um possível plot twist, mas é muita sacanagem colocá-lo na última frase da última página. Você termina de ler e pensa: Caramba! Fez besteira! Que droga! E agora!? Ferrou! Cadê o próximo?