A Pós em Gerência de Projetos de Software praticamente já acabou, faltando apenas a minha monografia, mas esse trabalho em grupo (Alam Braga, Bruno Cunha, Fernanda Smiderle e Michel Saddock) sobre Gerência de Requisitos, para a disciplina Gerência da Qualidade de Software, Professora Claudia Hazan, deu bastante trabalho.
Resumo
Este trabalho define uma forma de implementar Gerência de Requisitos, seguindo o modelo MPS.Br, num setor de desenvolvimento de sistemas de uma empresa de grande porte, apesar do setor ser bem enxuto.
Download:
EGPS07-GQS-Gerencia_de_Requisitos-Versao_Final.zip [ 29/07/2008 | 549KB ]
Introdução
A Engenharia de Software é uma ciência bastante recente se comparada às outras áreas de engenharia como a Civil, Naval dentre outras [SOMMERVILLE, 2007] e, portanto, muitas áreas não possuem padrões definidos com as melhores práticas, processos que sempre devem ser seguidos e regras que nunca podem ser deixadas de lado. Isso torna qualquer trabalho que envolva o desenvolvimento de software uma tarefa de definições de caminhos a serem seguidos e decisões a serem tomadas que muitas vezes nunca foram vistas antes.
No desenvolvimento de software, o como chegar ao caminho perfeito é através da definição de processos, que estão sempre sendo analisados, revistos e aprimorados para aperfeiçoar esse desenvolvimento.
Na Gerência de Requisitos, esse aperfeiçoamento constante não se faz diferente. Aos requisitos estão associados os principais problemas do desenvolvimento de software [LEFFINGWELL, 1997], e o esforço para gerenciá-los corretamente evita o re-trabalho, atrasos no cronograma, custos ultrapassados e a insatisfação dos clientes e usuários de software [KOTONYA & SOMMERVILLE, 1998].
O trabalho realiza um estudo sobre as melhores práticas adotadas hoje em dia no mercado, em relação à Gerência de Requisitos, e propõe um processo customizado para um ciclo de vida de desenvolvimento de software, de um setor de desenvolvimento de software, de uma média empresa.
Pingback: Zit popping May Not Be Such A Good Idea ·