Quem tem um blog hoje em dia possui uma ferramenta muito poderosa para divulgar ideias, promover produtos, estreitar relações com o público, angariar seguidores, divertir pessoas, ajudar a tirar dúvidas dos usuários, etc., mas isso tudo tem um custo. Não estou falando aqui sobre custos de hospedagem, de registro de domínio, de compra de templates, de tempo para instalar e configurar o blog, mas sim de um custo que não pode ser mensurado. Estou falando do custo da credibilidade.
Quem coloca “a cara” de frente pra Internet precisa sempre se preocupar com o que chamo de “fórmula da credibilidade” (qualidade + veracidade). Escrever é muito fácil, mas pesquisar um assunto, ler sobre as diversas opiniões, consolidar a informação, confirmar a veracidade do fato e organizar tudo isso de forma clara para o seu leitor são requisitos para mantermos o resultado dessa fórmula sempre positivo.
A credibilidade é tudo que temos
Principalmente para os que trabalham com blogs profissionalmente, mas também para aqueles que possuem os seus blogs pessoais, todos precisam seguir à risca essa fórmula da credibilidade para manter os seus leitores fiéis. Tudo se resume à confiança que é passada para os visitantes do blog. Não adianta manter a qualidade da escrita do post, corrigindo todos os erros de português e concordância, se, no final, a informação passada não se mostrar verdadeira.
Quesitos subjetivos que aumentam a credibilidade
Não sei quanto a vocês, mas, ao visitar um site qualquer, logo de cara o julgo se é confiável ou não. Fazia isso sempre de forma empírica, mas resolvi estudar o porquê de achar que um site era ou não confiável.
Cheguei aos seguintes quesitos:
Design:
Todos podemos negar, mas o nosso primeiro julgamento é sempre pela aparência. A frase “a primeira impressão é a que fica” não foi criada por acaso. Blogs que possuem um bom design, onde os elementos estão bem diagramados, onde as cores se combinam para criar uma experiência confortável para o leitor, que se preocupa com o tipo e tamanho da fonte para facilitar a leitura, esses impressionam na primeira visita e somam pontos no quesito credibilidade.
Escrita:
Textos não podem ter erros de português. Não sei todas as regras gramaticais da língua portuguesa, e provavelmente não acerto todas as vezes que devo fundir duas vogais em uma só (crase), ou quando a vírgula deve separar uma frase da outra, mas sempre me preocupo em manter a concordância dos textos e usar os corretores ortográficos a meu favor.
Mesmo que o seu público interaja com você usando gírias ou “contrações internéticas” (vc, q, intaum, mano, broww, pow, etc.), responda-os com o Português correto. Se 140 caracteres do Twitter não te permitem interagir com alguém, escreva dois twitters!
Segurança:
Para blogs que vendem produtos, o direcionamento para uma página com o protocolo HTTPS, no momento do pagamento, já se tornou requisito mínimo de segurança, mas, se você utiliza meios próprios de pagamento como depósito bancário, cartão de crédito e transferência bancária, e não for um Blog/Site super renomado, não vai conseguir deixar seus potenciais compradores tranquilos durante o pagamento.
Para casos como o citado acima, sugiro que utilize players de pagamento como o PayPal, PagSeguro, Bcash, MercadoPago e Hotmart para intermediar as transações. Estes players investem muito dinheiro para manterem as suas credibilidades sempre em alta, para que você, consumidor, se sinta seguro durante a compra.
Indicação:
Blogs com credibilidade alta são indicados por sites/blogs também de alta credibilidade. Imagine se, por exemplo, o jornal O Globo fizer uma matéria indicando o seu blog como fonte. Depois dessa matéria, todos os visitantes desse jornal automaticamente reconhecerão o seu blog como sendo de confiança.
O contrário também é verdadeiro. Se o seu blog for indicado por algum outro de pouca credibilidade, como por exemplo uma página que promove algum golpe de pirâmide financeira, todos passarão a desconfiar do seu blog.
Trazendo para o mundo real, isso nada mais é que o “boca-a-boca“. Sempre confiamos mais em empresas, produtos e marcas que são indicados por parentes, amigos e pessoas que confiamos.
Podemos ganhar dinheiro com a credibilidade?
Mas é claro que podemos ganhar dinheiro com a credibilidade da nossa marca! Todo o mercado publicitário funciona dessa forma. Quando um ator de televisão faz um comercial indicando algum produto, ele está vendendo a sua credibilidade. Quando um blog indica algum produto para os seus visitantes, ele está dizendo que também acredita naquilo que é indicado.
Essa questão é muito importante quando desejamos manter a credibilidade do nosso blog. Existem diversos programas de afiliados na Internet, que te possibilitam promover milhares de produtos e serviços, mas você deve sempre selecioná-los criteriosamente, para promover somente aqueles que contribuam para o seu público alvo.
Não acho confiável a indicação de um produto para “clareamento dental” dentro de um site com foco em tecnologia. Qual a confiança que isso passa sobre um produto que não é o foco do blog?
Aqui no blog BrunoCunha.com eu indico um curso para ganhar dinheiro com blogs e um ótimo serviço de hospedagem, mas ambas as indicações eu já testei e aprovei. Desse jeito entendo que a credibilidade é mantida e acabo recebendo algum dinheiro com a promoção desses produtos. Não sou nenhum ator famoso e nenhum garoto propaganda de uma grande marca, mas preservo a minha imagem e a credibilidade dos posts e produtos que indico aqui no blog.
Cobrar dinheiro pela sua credibilidade não significa que está se vendendo. Se alguém quer anunciar no seu blog, você cobra pelo espaço publicitário, desde que a propaganda não infrinja a sua política de credibilidade. Mesmo que me ofereçam mais de um milhão de dólares, jamais publicarei algo promovendo pornografia infantil, consumo de drogas ou incitação à violência. Esses temas são bloqueados automaticamente pelo meu caráter e certamente não promoverão positivamente a minha credibilidade.
Trazendo para uma esfera mais realista, não indicaria a compra de um software ou curso se soubesse que este não valeria o custo do investimento ou que não atingiria o objetivo proposto.
Conclusão
Respondendo então a pergunta tema do post, o maior valor a ser preservado em um blog é a sua credibilidade. Nunca fuja do objetivo do seu blog e mantenha sempre a qualidade e veracidade do que é publicado.
Lembre-se sempre que o que é publicado na Internet é atemporal; um texto de cunho racista, escrito quando adolescente, pode acabar atrapalhando a sua contratação numa empresa, vinte anos após a publicação desse texto. Além disso, as coisas evoluem e você deve sempre manter o cuidado de evoluir os seus textos de acordo.
Essas são as minhas dicas para que você evolua com o seu blog. Mantenha isso sempre em mente e sucesso com seus posts!
Se gostou do que escrevi, ou quer criticar a minha opinião, fique à vontade para colocar as suas na área de comentário. Ficarei muito feliz em respondê-las.