Muitas pessoas na Internet buscam um modo de baixar os vídeos do YouTube para executá-los diretamente em seus smartphones, tablets e computadores sem terem que ficar dependendo da conexão com a Internet.
No Brasil, onde os planos de dados 3G e 4G são muito caros, a solução é baixarmos os vídeos disponíveis no YouTube para o nosso computador e, depois, adicioná-los no smartphone. Esse post é um guia passo-a-passo que explica em detalhes como você poderá baixar um vídeo no YouTube e salvá-lo num formato compatível com o seu dispositivo.
Esse post está dividido em duas etapas. A primeira explica todo o conceito por trás do processo de baixar o vídeo do YouTube para o seu computador e depois passá-lo para o iPhone. Essa primeira etapa é importante para que você entenda o que acontece em cada passo que será detalhado na etapa 2.
Esse post também conta com uma vídeo-aula que explica todo esse processo com mais detalhes. Sugiro que assista essa vídeo-aula, mas, caso prefira ler, também tem tudo explicado no post abaixo.
Vídeo-aula sobre como baixar vídeo do YouTube para o iPhone
Passo-a-passo: Baixar vídeo do YouTube sem instalar programa
Etapa 1 – Conceito
Não quero explicar aqui que a Internet é uma “rede mundial” ou que é a “interligação de diversas redes de computadores”. Isso é uma definição que você encontrará nos livros técnicos.
Meu desejo aqui nesse post é que você entenda que a Internet provê diversos serviços e estes estão fisicamente armazenados em servidores cuja a localização física é desconhecida por nós.
Sabemos o endereço de uma página por meio de sua URL, mas não fazemos ideia se, por exemplo, os sites do UOL, Globo, BrunoCunha.com estão armazenados num servidor no Rio de Janeiro, Japão ou Estados Unidos. Esse local “físico” não é importante para quem está acessando o site.
Claro que a distância entre o servidor que fornece o serviço e o cliente que está consumindo esse serviço pode influenciar a performance, mas não vou entrar aqui nesse nível de detalhe pois não é o foco desse post.
Quero trazer para você o conceito de computação em nuvem, ou Cloud Computing em Inglês. A ideia dessa nuvem é que o serviço está disponível para ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, por meio da Internet.
Vamos analisar o caso do YouTube, um site de streaming de vídeos da empresa Google. Ele é um serviço que está disponível na nuvem e você pode acessá-lo de qualquer lugar que tenha Internet.
O YouTube possui diversos servidores por trás dele para processar os pedidos de visualização e também armazenar os seus milhares de vídeos.
Quando você acessa o site do YouTube pelo seu iPhone, através de um navegador ou pelo aplicativo oficial do YouTube, e começa a assistir a um vídeo, você está fazendo o download através da sua conexão com a Internet, que pode ser uma rede sem fio, o 3G ou o 4G e está consumindo cotas de download do seu plano de internet móvel.
O problema disso é que, se você voltar a assistir o mesmo vídeo no dia seguinte, ele será novamente baixado para o seu dispositivo, consumindo mais cotas de download do seu plano.
Seria ótimo se pudéssemos salvar um vídeo do YouTube diretamente no iPhone, mas até hoje isso não é possível utilizando os aplicativos oficiais.
A proposta desse post é salvarmos uma cópia de um vídeo hospedado no YouTube em seu iPhone, mas, para isso, precisaremos de três itens para completar o processo:
- Um Computador com acesso à Internet, que pode ser um desktop ou um notebook;
- O iTunes, que é o software de gerenciamento de biblioteca multimídia e também gerenciador do seu iPhone, iPod ou iPad.
Com ele você gerencia as fotos, músicas, aplicativos, podcasts, jogos e também os vídeos que ficarão armazenados dentro do seu iPhone.
Somente através do iTunes que conseguiremos colocar o vídeo dentro do iPhone; - O terceiro item, claro, o próprio iPhone.
Para completar o processo, devemos:
- Encontrar um vídeo de nosso interesse no YouTube e baixar uma cópia para o nosso computador.
Com o vídeo já devidamente salvo em nosso computador, não dependemos mais da conexão com a Internet para seguirmos os próximos passos; - Agora devemos abrir o iTunes e importar esse vídeo para dentro de sua biblioteca.
Agora que o iTunes conhece esse arquivo de vídeo, ele poderá sincroniza-lo com o seu iPhone, ou seja, enviá-lo para dentro do seu aparelho.
Dessa forma, você poderá assistir ao vídeo sem depender de conexão com a Internet, pois ele estará armazenado “fisicamente” dentro do seu iPhone.
Depois de explicado o conceito, vamos para a prática e aprender de fato a como baixar os vídeos do YouTube.
Etapa 2 – Passo-a-passo para baixar os vídeos do YouTube
Depois de detalharmos toda a teoria desse processo, vamos para a prática. Siga o passo-a-passo abaixo:
1. YouTube:
Acesse o YouTube e abra o vídeo que deseja baixar.
2. Voobys:
Na URL do vídeo, troque a palavra “youtube” por “voobys“.
Atenção: troque apenas a palavra “youtube” e mantenha todo o resto da URL. Veja no exemplo abaixo:
URL do vídeo no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=CcM4eEE4R0Q
URL do vídeo alterada:
http://www.voobys.com/watch?v=CcM4eEE4R0Q
3. Mensagens de segurança:
Algumas mensagens serão exibidas solicitando a sua permissão para executar o conversão do vídeo. São elas:
O Java(TM) precisa de sua permissão para ser executado.
Selecione qualquer uma das opções. Caso escolha a opção “Executar essa vez”, quando entrar novamente no voobys essa mensagem será exibida. Caso não queira mais ser alertado sobre essa mensagem, escolha a opção “Executar sempre nesse site”. Eu sempre escolho a primeira opção.
Advertência de Segurança 1
A aplicação de conversão do Voobys não possui um editor conhecido e, por isso, essa mensagem é exibida. Pode executar sem medo.
Selecione a opção “Eu aceito o risco e desejo executar esta aplicação”. Depois clique no botão “Executar”.
Advertência de Segurança 2
Mais uma janela pedindo novamente a sua permissão para executar a aplicação. Pode clicar no botão “Permitir”.
4- Selecionando o formato do vídeo:
A melhor resolução é sempre a 1080p, mas o arquivo final também será maior. Para visualizar o vídeo no iPhone, sugiro que baixe no formato MP4(480p). Caso queira assistir no computador ou numa TV HD, escolha o formato MP4(720p).
Na vídeo-aula lá do início do post escolhi a versão MP4(480p), mas o detalhe aqui nesse ponto é selecionar o formato MP4, pois esse eu garanto que será executado pelo iPhone. Os outros eu não testei, mas certamente possuem resolução muito inferior aos do formato MP4.
Ao clicar sobre o link do formato que deseja, uma janela será exibida solicitando o local para salvar o arquivo. Lembre-se desse local pois será importante na hora de importar o vídeo para o iTunes.
Nesse momento você acabou de baixar o vídeo do YouTube para o seu computador sem instalar programa algum. Se você abrir o vídeo vai conseguir assisti-lo sem “gastar” a sua Internet.
5- Importando para o iTunes
Presumo que você já tem o iTunes instalado no seu computador. Caso ainda não tenha, acesse a página de download do iTunes e faça a instalação desse programa.
No menu “Arquivo“, opção “Adicionar Arquivo à Biblioteca…“, selecione o arquivo do vídeo que acabamos de baixar para o computador. Você pode usar também as teclas de atalho “Ctrl+O” (no Windows) para abrir a janela de importação de arquivo.
Pronto, agora o seu vídeo já está dentro da biblioteca do iTunes e pode ser sincronizado com o seu aparelho Apple (iPhone, iPod e iPad).
6- Sincronizando com o dispositivo
Agora você deve:
- Encaixar o seu dispositivo Apple na porta USB do seu computador;
- Selecioná-lo no iTunes;
- Selecionar a guia Filmes na parte superior da tela; e
- Selecionar quais vídeos de sua biblioteca deseja importar para dentro do seu dispositivo.
Conclusão
Com esse passo-a-passo você consegue baixar vídeos do YouTube sem instalar programa algum, simplesmente utilizando os serviços do Voobys.
Com o vídeo em seu computador você pode adicioná-lo no seu tablet, smartphone, player de vídeo, ou seja, poderá assisti-lo sempre que precisar, sem depender da conexão com a Internet.
Todo esse post foi dedicado à minha esposa, que está estudando para concurso público e gostaria de aprender uma forma de assistir as vídeo-aulas disponíveis no YouTube diretamente em seu iPhone 3Gs. Como a linha dela não possui pacote de Internet, essa foi a solução que encontrei para ajudá-la.
Espero que tenha gostado do post, da vídeo-aula e que tudo isso também tenha lhe ajudado a salvar os seus vídeos de interesse no seu computador.
Compartilhe esse post com seus amigos e deixe-os saber que essa possibilidade também existe.