Hoje, dia 30/06/2009, é o dia do lançamento do Mozilla Firefox 3.5 e muitos dizem que ele veio mais rápido que a versão anterior 3.0.11. Como já havia realizado um teste de performance de diversos browsers, num post anterior, resolvi refazer esse teste, envolvendo os browsers mais atuais do mercado e saber realmente qual era o mais rápido.
No teste anterior, o Safari 4.0, ainda na sua versão beta, bateu todos os outros concorrentes com uma larga folga de vantagem, com o Chrome da Google na segunda posição e o Firefox na terceira. Tudo bem que não havia incluído o Opera no teste anterior, mas o mais interessante era a comprovação do Internet Explorer na última posição.
No teste atual, algumas posições foram trocada, mas o Internet Explorer continuou quietinho no seu canto, ou melhor, na sua sempre última posição, mas o mais interessante, perdendo de muito!
Como dito no teste de performance anterior, utilizei novamente o Peacekeeper com a máquina abaixo:
- CPU: Intel Pentium Dual Core Processador E2160, GPU: Intel® GMA 3000/3100 (on board), Memória Ram: 2GB
Comentários:
Infelizmente não podemos comparar os resultados desse teste com os testes anteriores, pois a ferramenta Peacekeeper passou a usar alguns critérios a mais na sua avaliação, deixando de ser beta para uma versão final. Mas dessa vez não fiquei surpreso com o primeiro lugar do Safari 4.0, que agora não é mais beta. Fiquei surpreso com o novo Firefox 3.5 sim, pois está, por sentimento, mais rápido que as versões anteriores mesmo e pelos testes mais rápido que o Opera, que diziam ser bem mais rápido que essa nova versão do Firefox.
O que não me deixou nem um pouco surpreso foi a performance do Internet Explorer 8, que permaneceu na última posição e com uma pontuação medíocre, nem chegando a metade do desempenho do penúltimo.
Como havia comentado antes, apesar de o Firefox não ser, hoje, o browser mais rápido do mercado, continuarei utilizando ele pois gosto da raposa e seus vários plugins que me auxiliam muito no dia-a-dia.