Hoje quero falar de uma funcionalidade que vai facilitar a sua vida on-line, mas que algumas pessoas podem ter esquecido de sua utilidade: RSS
RSS (Rich Site Summary, RDF Site Summary ou Really Simple Syndication), também conhecido como Feed ou Atom, nada mais é que um serviço oferecido por sites de notícias e blogs que disponibiliza o título e resumo da matéria, e muitas vezes a matéria completa, de forma instantânea para que você veja o conteúdo.
O símbolo que representa o RSS é esse laranja com um sinal de “rede sem fio” estilizado. A ideia é que a informação no RSS seja difundida pela rede.
Imagine esse Cenário (certamente é o seu caso)
Você acessa a Internet, entra primeiro na sua rede social preferida, acessa logo em seguida o Twitter, dá uma passada no Instagram e começa a entrar nos blogs e sites de notícia que mais gosta.
Esse cenário é tipico da maioria dos internautas, pois estão acostumados a entrar em cada um dos sites de notícia para saber o que anda acontecendo de novidade pelo mundo. Não sei quanto a você, mas quando faço isso sinto que estou perdendo tempo, pois tenho que entrar em vários sites diferentes para consumir as novidades.
O RSS foi criado para resolver essa questão. Imagine agora que você pode reunir todas as notícias dos sites que você mais visita em um único local. Para isso recomendo os agregadores de Feeds abaixo:
Netvibes
Esse é o meu agregador de RSS favorito. Sou usuário do serviço desde a época do seu lançamento. Nele você cria abas com os assuntos de sua preferência e cadastra seus RSS nelas. Adoro o modo como os Feeds são organizados. Recomendo que experimentem esse serviço. Ao lado tem um exemplo do meu Netvibes com as abas e alguns feeds já cadastrados.
Google Reader
É o agregador de RSS do Google e tem a mesma função do Netvibes. Infelizmente não tenho muito o que falar dele pois não sou usuário desse serviço, mas deve ser muito bom por ser do Google. Se você já tem um Gmail ou algum outro serviço do Google, entre nesse serviço com a sua conta e teste suas funcionalidades. Ao lado um exemplo de RSS sendo visto pelo Google Reader.
Mozilla Firefox
O navegador Mozilla Firefox também tem a funcionalidade de agregador de RSS nativo, mas sinceramente ele não é muito funcional. Sugiro que procure algum plugin de RSS que lhe facilite visualizar e organizar os seus feeds.
Existem algum programas que podem ser instalados no seu micro para organizar os seus feeds, mas penso ser melhor mantê-los organizados em serviços on-line, pois ai você poderá acessá-los de qualquer computador que esteja, seja no trabalho, em casa, na casa de algum parente ou em uma lan house.
Espero que tenha criado em você uma ponta de curiosidade em testar essa funcionalidade. Se consegui, comece testando com o meu feed. Segue abaixo o link:
http://feed.brunocunha.com/Brunocunhacom
Pingback: Quais locais utiliza para consumir informação na Internet?
Pingback: Notícia triste: O Google aposentará o Reader!