Usuário fanático de computador que sou, sempre me preocupei em deixar o computador trabalhando quando eu não estava na frente dele. Em casa uso o PC por um tempo, depois desligo o monitor, vou fazer outras coisas, volto, mexo um pouco, saio, mas sempre fico com aquela sensação de desperdício por ele estar ligado e ocioso. Foi então que fiquei sabendo do projeto Folding@Home, por uma newsletter do Clube do Hardware (Time Clube do Hardware no Folding @ Home).
“O projeto Folding@home (lê-se folding at home) é um projeto da universidade de Stanford que visa compreender como as proteínas se enovelam (fold, dobramento em inglês)” [XITA,2008]
Basicamente, instala-se um aplicativo na sua máquina e, quando ela está ociosa, o programa começa a realizar diversos cálculos sobre essas proteínas e, quando concluído, envia de volta o resultado para o projeto.
Já estou participando! Comecei ontem, dia 29/09/2008, e instalei o aplicativo que usa o chipset da minha placa de vídeo para realizar o processamento. Show de bola!
Para saber mais detalhes sobre o projeto, sugiro o tópico que o moderador XITA (Evandro) criou no fórum do Clube do Hardware, ou a página oficial do projeto.
Se for participar, lembre-se de adicionar o número do time do Clube do Hardware (148894).
Para ver a minha contribuição, veja no link abaixo:
http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=userpage&teamnum=148894&username=BrunoCunha.com
Cara, na verdade, essa idéia é super antiga e o projeto da universidade de Stanford é apenas mais um entre muitos.
Eu sabia de um projeto como esse realizado pela nossa Fiocruz e, nas busca de informações para postar aqui no seu blog, esbarrei nesse post que dá uma explicação mais completa do que é esse esquema de processamento distribuído.
O primeiro projeto da Fiocruz já acabou, mas eles estão preparando outro. Sendo assim, legal é ficar de olhos abertos para ajudar antes os nossos pesquisadores; pois, se esses pesquisas resultarem em alguma patente, que seja nossa.
@Rib: Fala!! Com certeza se a Fiocruz abrir um projeto desses vou aderir! Se souber, me avise! []s