Essa dica é para os NERDS de plantão que sentiram falta do Índice de Experiência no Windows 8.1. Este índice foi introduzido pela Microsoft no Windows Vista e perdurou até o Windows 8, mas não sei porque, foi “removido” no Windows 8.1.
Este post mostrará que o Índice de Experiência não foi completamente removido do Windows 8.1, mas que agora não está tão fácil observá-lo como nas versões anteriores do Windows.
Antigamente bastava acessar a área “Informações e Ferramentas de Desempenho”, dentro do Painel de Controle, e o Windows mostrava uma pontuação calculada do processador, memória, disco rígido e placa de vídeo do seu computador. Esse índice é bem legal, pois mede a performance desses hardwares e atribui uma pontuação para cada um e também para o seu computador como um todo.
A ideia da Microsoft era tornar o Índice de Experiência num indicador a ser utilizado pela indústria de desenvolvimento de software, ou seja, uma empresa venderia um software indicando que um computador deveria ter no mínimo uma pontuação 3 no Índice de Experiência para poder rodar o programa corretamente.
Isso facilitaria bastante a compra de qualquer software (sistemas, jogos, programas etc.), pois ao invés de indicar nas caixas as exigências mínimas de processador, memória, espaço em disco e poder de processamento gráfico, bastaria indicar esse tal Índice de Experiência.
Infelizmente essa proposta não foi adotada pelo mercado, que preferiu continuar divulgando os requisitos mínimos de cada item de hardware e, no fim, o Índice de Experiência acabou caindo em desuso. Provavelmente por isso ele tenha sido “removido” do Windows 8.1.
Mas para os que gostam de mostrar que o seu computador é melhor que o do seu amigo, esse índice ainda continua sendo muito bom pra isso! ;)
Mostrar o Índice de Experiência no Windows 8.1
De forma resumida, você deve executar um comando para que o Windows 8.1 calcule o índice de experiência e depois executar outro comando para mostrar o resultado. Abaixo demonstro o passo-a-passo de como fazer isso tudo.
1- Feche todos os programas que estão sendo executados.
Isso é importante para não influenciar negativamente no cálculo do índice.
2- Abra o Windows PowerShell como Administrador.
Pressione as teclas “Windows + W“, selecione novamente a opção Todos os Lugares (1) e, na barra de pesquisa, digite PowerShell.
Clique sobre o programa com o botão direito do mouse e selecione a opção Executar como administrador (2).
3-Dentro do Windows PowerShell, digite o comando abaixo:
WINSAT FORMAL
Agora aguarde o término de execução. Dependendo do computador esse processo pode demorar um pouco. Tenha paciência…
Quando esse comando terminar ele não vai exibir o Índice de Experiência que tanto queremos. Para isso devemos executar um outro comando que explico abaixo:
4- Exibindo o Índice de Experiência.
Ainda dentro do Windows PowerShell, execute o comando abaixo:
GET-WMIOBJECT WIN32_WINSAT | FORMAT-TABLE CPUSCORE, D3DSCORE, DISKSCORE, GRAPHICSSCORE, MEMORYSCORE, WINSPRLEVEL –autosize
Dica: copie essa linha aqui do blog e cole dentro do PowerShell conforme mostrado na imagem abaixo:
Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows PowerShell, localizado no canto superior esquerdo da janela, em seguida vá em Editar e depois em Colar. Após digitar ou colocar a linha de comando, pressione a tecla ENTER para executar.
Após a execução do comando os resultados dos Índices de Experiência do Windows serão exibidos como no exemplo abaixo:
Os nomes das colunas já são autoexplicativos, mas explico um pouco sobre cada uma abaixo:
- CPUSCORE: pontuação medida do processador do seu computador;
- D3DSCORE: pontuação medida com relação aos algorítimos do DirectX, a API que trata de tarefas relacionadas a jogos;
- DISKSCORE: pontuação medida do seu HD ou SSD;
- GRAPHICSSCORE: pontuação medida da sua placa de vídeo;
- MEMORYSCORE: pontuação medida da sua memória;
- WINSPRLEVEL: pontuação geral do seu computador, que é sempre o menor valor obtido nas outras pontuações.
Conclusão
Não é tão difícil verificar o Índice de Experiência do seu computador com o Windows 8.1 instalado, mas talvez não seja mais uma informação tão útil hoje em dia e, por isso, tenha sido removida da área “Informações e Ferramentas de Desempenho”.
Acho errado a pontuação geral considerar somente o menor índice dos itens medidos. Nesse meu caso, o GraphicsScore é a menor pontuação e acabo tendo um notebook de índice 5,3 mesmo tendo um excelente índice de 7,85 no SDD. Dependendo da utilização do notebook não preciso de uma pontuação alta na placa de vídeo.
Mas isso tudo é apenas um devaneio e o importante é que agora você já sabe como obter o Índice de Experiência no seu Windows 8.1. Espero que tenha gostado da dica.
possuo uma um notebook ative book 2 da samsung com i7, 8 giga de ram , 1 tera de HD, placa de video nvidea gforce 710 M , oq poderia ser feito para se corrigir?
CPUSCORE: 7.4 ,D3DSCORE: 4.4, DISKSCORE: 5.9 ,GRAPHICSSCORE:3.6 ,MEMORYSCORE:7.4 , WINSPRLEVEL: 3.6
Você podia ativar a opção para permitir edição de comentários.
Tentei encontrar essa opção aqui não não encontrei. Acho que não tem essa funcionalidade com os comentários do Jetpack.
MSI Z77A-G45 | Intel Core i5-3570K | Corsair Vengeance 2x4GB DDR3 9-9-9-24 | MSI GeForce GTX 660 TF | SSD OCZ 128GB Vector Series | HD Seagate 1TB | Corsair CX750M | Cooler Master K281
Engraçado que o seu Core i5 desktop é mais poderoso que o Core i7 do meu notebook.
O meu é um Sony Vaio:
– Intel Core i7-3520M
– 12Gb (sendo 8GB Kingston HyperX DDR3L 1600MHz CL9 e mais 4GB integrado na placa mãe)
– SSD Samsung 850 EVO 500GB
– NVIDIA GeForce GT 640M LE
Mas esse seu parece ser um avião, principalmente pra jogos.
7,9 – CPUSCORE
8,2 – D3DSCORE
8,1 – DISKSCORE
8,2 – GRAPHICSSCORE
7,9 – MEMORYSCORE
7,9 – WINSPRLEVEL
Almeida, esse é o seu computador ou isso é de um servidor da Google!??? rsrsr
Ganhou do meu Notebook ehn! :)
Qual a configuração desse seu micro?