O título desse post pode parecer sensacionalista, parece até que está querendo arrumar confusão com o grupo pró-Apple, mas tenho que relatar aqui por que escolhi o produto da Amazon nessa batalha épica do Kindle vs iPad.
Sou um apaixonado por tecnologia, um #NERD assumido, mas tenho meus pés no chão e sempre pensei que as novidades do mundo tecnológico devam ser utilizadas para atender às necessidades do usuário e não com o fútil propósito de ascensão social. Explico. Muitas pessoas compram o último aparelho lançado, mesmo já tendo um aparelho da versão anterior, do mesmo fabricante, simplesmente para mostrar para sua rede social que foi a primeira a ter o novo produto. Repudio esse tipo de postura, pois um aparelho mais novo não necessariamente vai ser muito melhor que o seu atual. Isso é fruto do mundo consumista em que estamos vivendo.
Falando de aparelho celular, meu primeiro Smartphone foi um iPhone 3GS, o aparelho mais avançado e melhor da época. Comprei porque era o melhor, eu não tinha um Smartphone, e ele resolveria diversos problemas como mobilidade, internet móvel, MP3 Player, ou seja, todos os problemas que são resolvidos por um aparelho dessa categoria. Depois de anos de bom uso, decidi que estava na hora de trocá-lo, pois estava ficando um pouco lento, o botão home um pouco duro e minha esposa estava precisando de um celular novo (novo pra ela pelo menos). A única dúvida que tive foi: iPhone 5 ou iPhone 4S, qual comprar? Comprei o iPhone 4S, pois era mais barato e iria suprir todas as minhas necessidades.
Mas entre Kindle vs iPad, porque escolhi o Kindle?
Sou um fã fanático da Apple e tudo graça aos livros A Biografia de Steve Jobs e A Cabeça de Steve Jobs que me mostraram a paixão que Steve Jobs se dedicava na criação de seus produtos. Não tenho dúvidas em afirmar que o iPad é o melhor tablet da atualidade (#CriandoPolêmica), mas novamente tenho que colocar o pé no chão e analisar a real utilização de um aparelho como esse no meu dia-a-dia.
Pra esclarecer melhor essa batalha, estou comparando um Kindle Paperwhite contra um iPad Retina, conhecido também como iPad 4. Estes dois aparelhos pertencem a duas categorias distintas. O Kindle Paperwhite não é um tablet. Ele é considerado um Leitor Eletrônico (e-book) e, por isso, não tem o mesmo propósito do iPad, um Tablet.
Um Leitor Eletrônico tem a finalidade de tornar mais confortável a experiência de leitura de livros eletrônicos, pois possui uma tecnologia chamada e-Ink (papel eletrônico) onde a tela não possui iluminação em background como acontece nas telas de LED. Essa tecnologia permite que o usuário leia por vários minutos sem cansar a vista.
É claro que muitos dirão que lêem por horas e horas em seus iPads, sem que suas vistas cansem, mas ou não estão realmente lendo ou são pessoas bastante resistentes, pois resistem em dar a desculpa de que a insônia é provocada por problemas no trabalho. Duvida? Leia então a matéria ler e-books no iPad antes de dormir pode causar insônia.
Eu sonho em ter um iPad só pra mim, só pra dizer pra todo mundo que tenho o último lançamento do mercado, mas infelizmente ainda não encontrei uma desculpa para qual necessidade ele vai me atender.
Fui um dos primeiros a comprar um netbook no Brasil (Meu EEE PC 1002HA Chegou!!!), quando estava ainda na faculdade, numa época em que o termo netbook ainda não era conhecido no Brasil, para que pudesse me ajudar nos trabalhos diários e na pesquisa da monografia. Paguei um pouco caro na época, comprando o netbook nos EUA e pedindo pra entregá-lo no Brasil, mas o meu requisito de mobilidade não seria atendido por um notebook comum.
Qual a minha atual necessidade?
Então, andes de decidir o que comprar, primeiro tenho que definir qual a necessidade que tenho atualmente para ver no mercado se existe tecnologia para atendê-la. As minhas necessidades atuais são:
- Ler livros eletrônicos em qualquer lugar: na fila do banco, aguardando na consulta médica, no ônibus e em casa;
- Ser leve e que não faça muito volume na mochila;
- Que não me deixe com medo de usá-lo em locais públicos: lanchonetes, praças, ônibus, trem ou metrô; e, principalmente:
- Que proporcione a melhor e mais confortável experiência de leitura.
Já sei a muito tempo que a escolha correta deveria ser um leitor eletrônico. Cheguei a escrever em maio de 2008 um post sobre essa nova tecnologia de leitor eletrônico, na época um Sony Reader PRS-505, mostrando as vantagens dessa tela que parece um papel comum, mas lutei bastante com o lado fã-fanático da Apple para não comprar um iPad.
Agora já está decidido. A escolha é o Kindle Paperwhite da Amazon e o iPad, se um dia perceber alguma necessidade pra ele, será muito bem vindo.
OBS: Atualmente, as minhas necessidades, que poderiam ser atendidas pelo iPad, já as são pelo meu iPhone 4s e meu super notebook.
E você, tem uma opinião diferente? Compraria também um e-book reader ou um Tablet mesmo? Deixe abaixo os seus comentários.
Tenho os dois, um para livros e outro para comics.
Olá Bruno, sei que o tópico é antigo mas resolvi expor aqui a minha experiência visto que ao ler a sua reportagem adquiri um Kindle Paperwhite e pude fazer uma importante constatação: gosto não se discute. Sou usuário do Ipad e quando o Kindle chegou com a sua minúscula tela de 6″ já devolvi do mesmo jeito que chegou. Pude testar os 2 aparelhos lado a lado no meu local de leitura e nitidamente optava por ler no Ipad, por ter tela maior, resolução melhor e no quesito iluminação a luz do kindle é a mesma coisa que o tablet. Fiz um teste com o quarto escuro e ao usar como uma suposta “lanterna” tanto o kindle como o ipad iluminaram o quarto de forma semelhante. Ou seja, com a evolução do IPAD não vi nenhuma vantagem no Kindle e sinceramente não entendi porque todo mundo só elogia o aparelho, por isso resolvi postar a minha experiência. Abraço a todos.
Pingback: Posso carregar o Kindle com o carregador de parede do iPhone/iPad?
Olá Bruno! Tenho a mesma história que vc! Tive um maravilhoso 3GS (que minha esposa herdou) comprei um 4s quando o 5 já estava disponível e possuo um paperwhite, que poderia ter sido pensado pelo jobs de tão fantástico que é!! Tive duas crises nesse ano: compor ou não um ipad air ? Troco meu 4s por um 5s? Como o 4s possui um rendimento extremamente satisfatório, a decisão acabou indo para o lado da moral: devo fazer tais aquisições, mesmo sem realmente precisar? Acabei por decidir ficar com meu ótimo 4s 32 gb e decidi que não tenho uso p um ipad! No fim, pretendo adquirir um macbook para poder parar de praguejar contra o Windows! Seu post foi ótimo! Abraço Daniel
Eu tenho uma certa aversão a gadgets que “fazem tudo”. Gosto de tecnologia e a uso. Mas para ouvir música em casa tem que ser num aparelho de som. Na rua no iPod. Para fotografar (algo que curto também) tem que ser numa câmera fotográfica. Tenho um desktop e um notebook. Só comprei o note para usá-lo em viagens, pois o desktop é melhor em tudo, além de ter um monitor de 22 em alta definição para trabalhar imagens. Sinceramente, não vejo muita utilidade num tablet. E para ler, claro, um kindle (ou Kobo…).
É Wilson, concordo muito com você. Esse negócio de ter um canivete-com-tela-LCD-Wi-Fi-13MPx-MP3-que-também-faz-café não é comigo.
Além do mais, uso a tecnologia para atender a uma necessidade. Nada de usar só pra ter status.
Como você, também não vejo atualmente a necessidade de ter um tablet. se precisar algum dia, ai compro, mas, por hora, o meu smartphone e o meu Kindle estão me atendendo perfeitamente.
Obrigado pela visita ao blog!
[]s
Bruno,
Vejo que você realmente levou sua escolha a sério, com base nas suas necessidades. Tenho certeza que para o que você precisa, o Kindle Paperwhite te atenderá muito bem.
Eu comprei um iPad logo que foi lançado, queria algo que fosse mais portátil que o notebook mas um pouco maior que o iPhone. Eu comecei a usar a app do Kindle nele, mas quando eu me empolgava com um livro e passava de um certo tempo lendo, minhas vistas ficavam incomodadas, aí eu tinha que parar. Em uma viagem aos Estados Unidos, eu acabei comprando um Kindle Keyboard 3G, mais para ver se realmente era verdade esta questão de não incomodar a vista, e fiquei muito satisfeita. Hoje em dia consigo ler por horas a fio, se eu quiser, sem que meus olhos me incomodem como antes. Para você ter uma ideia, minha “maratona” mais recente foi ler a trilogia do Hunger Games / Jogos Vorazes em quatro dias. Não dá para fazer isso numa tela LCD/LED.
Parabéns pela escolha e pelo post.
Um grande abraço!
Olá Cris, obrigado pela visita!
Realmente estou adorando o Kindle Paperwhite e para as minhas necessidades creio que foi sim a melhor escolha.
Não sou um leitor tão vorás quanto você, que acabou uma trilogia em quatro dias, mas gosto, quando tenho tempo, de ficar horas lendo um bom livro e, num LCD/LED isso não é tão confortável.
Vou voltar lá no seu blog mais vezes pra vasculhar mais conteúdo, pois me pareceu interessantíssimo.
Abs!
Parei de ler no “grassas”.
Para de ler não! Já corrigi! Herrar é Umano! ;)