Não importa qual o tamanho do seu disco, um dia você vai precisar aprender a liberar espaço no HD ou no SSD para otimizar o funcionamento do seu computador e possibilitar a instalação de mais programas ou armazenamento de arquivos importantes.
Resolvi escrever este artigo para consolidar todas as dicas de como liberar espaço no HD de um micro que possui o sistema operacional Windows instalado.
Executei essas dicas no notebook da minha esposa e consegui liberar 75GB de espaço, excluindo somente arquivos temporários e desnecessários que estavam ocupando lugar no disco rígido. Algumas dicas serão óbvias – e extremamente importantes – mas outras serão avançadas e você terá que executar com cautela.
Resumindo, explicarei como desinstalar programas desnecessários, reduzir o tamanho da pasta Windows\Installer, efetuar a limpeza dos arquivos temporários com o programa CCleaner, diminuir o tamanho da pasta Windows\WinSxS e descobrir quais as pastas que estão ocupando mais espaço no seu disco.
Vamos então para a sequência de dicas, do mais básico para o mais avançado.
#1 – Desinstalar Programas Desnecessários
A primeira dica é a mais óbvia de todas: desinstale os programas que você não usa mais. Parece besteira mas sempre temos uns programas instalados no computador que não utilizamos mais.
Para isso, abra o Painel de Controle ->Programas e Recursos. Outra forma de abrir essa janela é acessando o Executar (tecla Windows+R) e executar o comando appwiz.cpl.
Nesta nova janela serão listados todos os programas que estão atualmente instalados no seu computador.
Revise a lista e clique duas vezes sobre o programa que deseja desinstalar.
#2 – Liberar Espaço no HD: Limpeza de Disco
Outra dica óbvia – que muita gente ainda não conhece – é o programa Limpeza de Disco do próprio Windows. Com esse programa você vai conseguir liberar um bom espaço no seu HD, pois ele consegue apagar arquivos temporários, arquivos de log do Windows, relatórios de erros, arquivos da lixeira, dentre outros que não nos interessam e que estão apenas ocupando espaço no disco.
Para abrir esse programa vá no menu Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de Disco.
Outra forma de executá-lo é acessando o Executar (tecla Windows+R) e executar o comando cleanmgr.
Ao abrir o programa Limpeza de Disco ele vai começar a analisar o seu computador para listar as opções disponíveis para a limpeza. Ao terminar a análise será apresentada uma tela parecida com a da figura abaixo:
Antes de clicar em OK, sugiro que selecione a opção “Limpar arquivos do sistema“, para que o programa analise mais profundamente as opções de limpeza do Windows. Aguarde a execução da nova análise.
Ao término do processo de análise o programa apresentará novamente as opções disponíveis para a limpeza. Selecione todas elas e clique no botão OK.
Pronto, agora o seu disco rígido já deve estar com mais espaço sobrando, mas vamos continuar que temos mais dicas para liberar espaço no HD.
#3 – Limpar arquivos temporários com o CCleaner
Apesar da dica #2 acima funcionar muito bem, o programa Limpeza de Disco do Windows não faz o trabalho completo de apagar todos os arquivos desnecessários. Por isso precisamos do CCleaner para completar essa etapa.
O CCleaner é um excelente programa para a limpeza de arquivos temporários e o melhor de tudo é que possui uma versão bem completa e totalmente gratuita chamada CCleaner Free. Acesse o link, baixe o programa e o instale em seu computador.
*Clique nas imagens para ampliá-las.
Ao abrir o CCleaner, a primeira tela acima será exibida, com a aba Windows em destaque. Selecione todas as opções menos a “Wipe Free Space”.
Altere para a aba “Applications” e selecione todas as opções.
Antes de executar o próximo passo, feche todos os programas que estejam abertos, principalmente o Internet Explorer, Google Chrome e o Mozilla Firefox.
Agora clique no botão “Run Cleaner” e aguarde a execução do programa.
A terceira imagem acima mostra um resumo do que foi executado e a quantidade de espaço liberado. No exemplo da imagem foram liberados 713MB.
Agora a quantidade de espaço livre deve ter aumentado bastante. Vamos então para umas dicas um pouco mais avançadas.
#4 – Desabilite a opção de Hibernar
Você provavelmente não utiliza esta função e ela pode estar tirando alguns bons Gigabytes de espaço do seu disco rígido.
Pra quem não conhece essa função, hibernar é jogar todas as informações que estão na memória RAM para o HD e desligar o micro. Quando você ligar o computador novamente o Windows entende que havia hibernado e volta com todas as informações para a memória RAM.
Este procedimento acelera a iniciação do sistema operacional, mas consome bastante espaço no HD. Se você conseguir viver sem essa funcionalidade – eu consigo – então pode prosseguir com a dica.
Abra o prompt de comando em modo administrador e execute o comando powercfg.exe /hibernate off
No notebook da minha esposa esse comando liberou 3GB de espaço no HD.
#5 – Limpar o iTunes
Essa dica é só para aqueles que possuem o programa iTunes instalado no computador. Este programa serve para gerenciar os dispositivos da Apple (iPod, iPhone, iPad e Apple Watch). Ele faz backup das informações desses aparelhos salvando arquivos de música, fotos, aplicativos e opções de configuração no HD do seu computador.
Nem preciso falar que isso consome muito espaço, não é mesmo?
Com o mundo cada vez mais conectado – com acesso mais fácil a redes Wi-Fi de alta velocidade – acho melhor gerenciar as atualizações do iOS, aplicativos e podcasts diretamente pelo dispositivo, tornando o uso do iTunes irrelevante para esses casos.
Se você é como eu – que utiliza pouco o iTunes – então prossiga com essa dica e salve muito espaço no seu computador!
Apagar backups do iTunes
Fazer backup é sempre muito importante e os backups dos dispositivos da Apple também o são. O problema é quando você tem vários backups antigos ocupando espaço desnecessário.
A dica aqui é manter apenas um backup, excluindo os mais antigos.
Para isso, abra o iTunes e vá no menu Editar -> Preferências.
Na janela que se abre, vá em Dispositivos.
Veja na imagem acima que existe apenas um backup do dia 21/08/2015 às 21h21. No seu caso, verifique quantos backups existem no seu iTunes e apague os que são antigos.
A sugestão é deixar apenas o último. Esses backups podem estar consumindo vários Gigabytes de dados do seu HD.
Apagar aplicativos do iTunes
Mesmo conceito explicado acima. Os aplicativos podem ser atualizados diretamente pelos dispositivos (iPod, iPhone, iPad, Apple Watch), então não temos a necessidade de tê-los salvos também no HD.
Para sabermos onde os aplicativos estão instalados, precisamos descobrir onde está a pasta iTunes Media.
Para descobrir essa pasta, dentro do iTunes, vá no menu Editar -> Preferências -> Avançado.
Veja no exemplo da imagem abaixo a localização da minha pasta iTunes Media.
Agora que você sabe onde fica a sua pasta iTunes Media, abra ela no Windows Explorer e vá até a pasta Mobile Applications que fica dentro dela.
Delete todos os arquivos com a extensão “ipa”. Esses arquivos são os instaladores dos aplicativos dos seus dispositivos.
Certamente você salvará muito espaço em seu disco rígido. Ah! Não esqueça de limpar a sua lixeira.
Apagar podcasts do iTunes
Dentro da pasta iTunes Media, acesse a pasta Podcasts e delete todas as suas pastas e arquivos.
Caso você queira manter algum arquivo de Podcasts específico, basta não excluí-lo.
Como sou fã de podcasts, tenho vários no meu smartphone, porém não os salvo em meu notebook exatamente para não ocupar espaço.
Caso queira ouvir algum episódio novamente eu acesso o feed e baixo o arquivo.
No desespero para liberar espaço no HD essa é certamente uma ótima dica.
Caso você não escute podcasts então provavelmente esta pasta não conterá muitos arquivos, mas nunca pule essa etapa. Você pode se surpreender! Ah! Não esqueça de limpar a sua lixeira novamente.
#6 – Reduzir o tamanho da pasta Windows\Installer
Essa dica eu considero ser de nível muito avançado, apesar de ser muito simples de executar. Essa pasta Windows\Installer contém os arquivos MSI e MSP de redundância de instalação dos programas do sistema operacional.
Toda atualização do Windows Update grava arquivos nessa pasta para possibilitar que sejam desinstaladas no futuro. Caso você decida prosseguir com essa dica, fique ciente que não será mais possível desinstalar essas atualizações do Windows.
Por experiência própria, nunca precisei desinstalar uma atualização do Windows. Creio então que você pode prosseguir sem riscos. Executei esse procedimento no meu notebook e no da minha esposa e consegui reduzir o tamanho dessa pasta de 22GB para 5GB!
Acesse o site appnee.com/wicleanup e baixe o programa WICleanup.
Ele vem num arquivo “.zip”. Extraia o seu conteúdo para uma pasta que você conheça o local.
Execute novamente o prompt de comando em modo administrador, acesse a pasta onde você extraiu o programa (lembrando que para acessar uma pasta no DOS você deve executar o comando CD, seguido do endereço completo da pasta). Veja um exemplo na figura abaixo:
Depois de acessar a pasta, execute o comando WICleanupC.EXE -S.
Pronto. Um monte de espaço será liberado do seu HD.
OBS: Alguns sites alertam que esse programa WICleanupC.EXE pode conter um vírus. Isso pode acontecer se você baixar o arquivo de um local diferente da página do desenvolvedor do programa. Portanto, baixe somente de appnee.com/wicleanup.
#7 – Reduzir o tamanho da pasta Windows\WinSxS
Esta pasta WinSxS é uma pasta do sistema operacional que armazena várias versões de diversos arquivos. Ela faz isso para manter a compatibilidade com diversos programas. O problema é que nem sempre precisamos de todas as versões desses arquivos e isso acaba ocupando muito espaço no HD.
Escrevi um artigo separado que explica em detalhes como reduzir o tamanho desta pasta WinSxS. Recomendo a visita para aprender mais essa dica avançada.
Só por curiosidade, esse artigo sobre a pasta WinSxS é um dos mais acessados daqui do BrunoCunha.com.
#8 – Descobrir as maiores pastas do seu HD
Se você executou todas as dicas anteriores, certamente o seu HD estará com muito mais espaço livre do que antes. Isso é realmente uma grande vitória, pois você não precisou comprar um HD maior para conseguir gravar mais arquivos no computador.
Apesar disso, existem arquivos que não são temporários, e nem descartáveis, que só você poderá removê-los do computador. Estou falando dos seus arquivos pessoais.
Tenho certeza que alguns arquivos seus podem ser removidos sem que fique com aquele peso na consciência.
Para te ajudar a encontrar as principais pastas e arquivos que estão ocupando espaço no seu disco rígido, sugiro que utilize o programa WinDirStat. Após baixar e instalar o programa, abra-o e selecione as unidades que deseja começar a análise (geralmente só existe uma unidade, a C:, mas é possível que existam outras. Selecione as que utiliza para armazenar seus arquivos).
Este programa mostrará quais as pastas que estão ocupando mais espaço no seu HD. Vasculhe as principais pastas e exclua somente os arquivos que você tiver certeza absoluta que não precisará mais.
OBS: Exclua somente as pastas e arquivos que você tiver certeza absoluta que não utilizará mais! Não vá excluir uma pasta chamada “Users” só porque você não a conhece. Se não conhece, então não exclua. #FicaDica
Veja abaixo uma tela de exemplo da análise desse programa:
Conclusão
Se você chegou até aqui e seguiu todas as dicas então você é um vencedor. Certamente uma pessoa com muita paciência e dedicação! :)
Brincadeiras à parte, esse post/tutorial ficou bem grande, mas resolvi consolidar tudo num único artigo pois foi seguindo todos esses passos que consegui liberar 75GB de arquivos desnecessários no notebook da minha esposa.
Espero que as dicas aqui também te ajude a salvar muitos Gigabytes do seu HD e que você não precise comprar outro maior por um bom tempo.
Se ficou com dúvida em algum ponto, comente abaixo que tentarei ajudar. Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos. Eles provavelmente vão gostar também.
Parabéns Bruno! Suas dicas foram muito útil para mim. O meu espaço livre do drive C: saiu de 486 Mb para 3,78 Gb! Ainda quero descobrir a razão do espaço livre ser tomado por algum aplicativo e consumir mais de 2 Gb em menos de 15 dias, e eu sempre fico procurando como disponibilizar mais espaços: Desinstalando apps, compactando pastas, deletando arquivos, etc. Acho que agora achei o caminho certo! Muito obrigado!!!
Sim, o meu Windows é o 7.
Boa tarde. Segui suas dicas, só que de nada resolveu. Meu pc está com windows 10 instalado, e o espaço disponível sempre fica abaixo de 10gb. Tem como eu voltar para uma versão anterior?
Eu gostava muito do Windows7. Aguardo retorno no meu email: amoraisfreitas@hotmail.com
Obrigado,
Alisson Morais de Freitas
Olá! Boas dicas, meu Windows 7 recém instalado numa partição de 70 gigas, em poucos dias já estava dando falta de espaço em disco. Muita loucura, nem instalei nada e deixo desabilitado a instalação de updates automáticos. Não conseguia entender do porque ocupar tanto. Bastou usar a dica de desabilitar a hibernação que aumentou mais de 50 gigas na minha partição. kkkk
Valeu pela dica!
Bruno, instalei alguns programas mais pesados, como Adobe Ilustrator e Photoshop, observando que cada um deles ocuparia 2 gb do HD. POrém, na prática, já tomou 160 gb! Porque isto ocorre?
Obrigada. Com a dica #6 consegui liberar mais de 800GB!! O programa WIcleanup me salvou!
Obrigada! De maneira clara e sucinta você conseguiu me ajudar muito, já virei seguidora.