Saiu ontem, dia 13/03/2013 (muita gente tem superstição com 13), a notícia triste de que a empresa Google aposentará, no dia 1º de julho de 2013, o Google Reader, seu famoso site agregador de feeds/RSS:
We launched Google Reader in 2005 in an effort to make it easy for people to discover and keep tabs on their favorite websites. While the product has a loyal following, over the years usage has declined. So, on July 1, 2013, we will retire Google Reader. Users and developers interested in RSS alternatives can export their data, including their subscriptions, with Google Takeout over the course of the next four months.
Traduzindo:
Lançamos o Google Reader em 2005, em um esforço para tornar mais fácil para as pessoas descobrirem e acompanharem seus sites favoritos. Apesar do produto ter um público fiel, ao longo dos anos seu uso tem diminuído. Assim, em 1° de julho de 2013, vamos aposentar o Google Reader. Usuários e desenvolvedores interessados ??em alternativas RSS podem exportar seus dados, incluindo as suas inscrições, com o Google Takeout ao longo dos próximos quatro meses.
A Google, e todas as empresas sérias, tomam decisões difíceis quanto aos investimentos em novos negócios e cancelamento de outros que acabaram não se tornando tão rentáveis quanto se esperava. O nome disso é focar os esforços em negócios que tragam mais valor para a companhia e para seus clientes.
Quais as alternativas ao Google Reader?
Já havia escrito o post como facilitar a sua vida on-line com RSS citando o Google Reader como a principal ferramenta para agregar os seus feeds, mas agora terei que criar uma outra lista de indicações. Então, segue abaixo enquanto não escrevo um outro post detalhando as opções:
Se você é, assim com eu, um grande leitor de feeds, tem até dia 1º de julho de 2013 para escolher uma outra casa para hospedar as suas notícias preferidas, mas não espere até lá para fazer o backup. Acesse agora mesmo o Google Takeout e salve a lista de feed do seu Google Reader.
Farei testes com essas alternativas e escreverei um post com as minhas impressões até decidir para qual migrar. Se já decidiu pra onde vai, deixe seu comentário aqui e diga o que gostou na nova ferramenta.
Pingback: Quais locais utiliza para consumir informação na Internet?