O opt-out pode ser a solução! Você é daqueles que sente medo antes de abrir a caixa de entrada do e-mail? Para alguns essa sensação acontece sempre, pois hoje em dia os novos e-mails chegam num volume às vezes “ingerenciável”! Neste post vou comentar sobre uma ótima dica para diminuir a quantidade de e-mails que você precisa lidar diariamente.
No grande bolo de e-mails que recebemos, parte deles são e-mails importantes, uma outra grande parte de SPAMs e outra de e-mails com propagandas e newsletters. Para o primeiro grupo, dos e-mails importantes, não tem outro jeito senão atacá-los com a faca nos dentes e resolvê-los. Utilizo várias técnicas para tratar desse grupo, mas ainda não é o escopo desse post.
Para o segundo grupo, o dos e-mails indesejáveis (SPAMs), só existe a opção de confiar e melhorar os filtros anti-spams do seu gerenciador de e-mail. Utilizo o Gmail e o filtro dele é muito bom, apesar de errar de vez enquanto. Não tem jeito, você vai ter sempre que indicar para os filtros anti-sapams os e-mails que não devem ser considerados SPAMs e indicar os que passaram pelo filtro erroneamente.
O motivo desse post é tratar aqueles e-mails que você deve estar achando que são SPAMs mas não são. Muitos e-mails são considerados válidos e chamados de newsletters, ou seja, você pode até não saber, mas optou pelo recebimento deles.
Quando você faz o cadastro num site de e-commerce, por exemplo (Americanas.com, Submarino, Ponto Frio, etc.), sempre tem uma opção disponível para que você aceite o recebimento de newsletters com promoções dessas empresas.
SPAM x Newsletter
A grande diferença entre um SPAM e um e-mail do tipo newsletter é que você pode optar por não mais receber as newsletters. As empresas sérias respeitam essa questão e sempre disponibilizam opções para que o cliente cancele o recebimento desse tipo de e-mail.
No caso dos SPAMs você não tem essa opção de cancelamento. Você passa a recebê-los sem consentimento e não existe forma de bloqueá-los. No máximo filtrá-los.
Opt-out é a solução
Como já comentei, as empresas sérias se preocupam em não poluir a caixa de e-mail de seus clientes e só enviam e-mails de propaganda para aqueles que optaram pelo recebimento.
Concordo com você que, às vezes, aceitamos pelo recebimento desses e-mails sem sabermos realmente que estamos fazendo isso. Muitas vezes este aceite está implícito nos termos de uso do serviço (aqueles textos enormes que nunca lemos) ou opções de aceite dentre as outras que acabam passando despercebidas. O fato é que você aceitou receber tais e-mails e a vantagem, nesse caso, é que você pode solicitar o cancelamento deles.
Todo e-mail de empresa séria vem com uma opção para que você cancele o recebimento de futuros e-mails. Esta opção é conhecida como “Opt-out” e pode vir logo no início do e-mail ou bem no final.
Com esta opção você pode indicar para a empresa que não deseja mais receber tais e-mails e, portanto, ela não mais enviará para você tais newsletters.
Essa opção de descadastro pode vir de várias formas. Abaixo algumas imagens com algumas opções:
Opção de opt-out no início da newsletter da Americanas.com
Opção de opt-out no final da newsletter da Empiricus
Opção de opt-out no final da newsletter do Linkedin
Opção de opt-out no início da newsletter do Submarino Viagens
Opção de opt-out no final da newsletter do Submarino Viagens
Cuidado com o Opt-out falso
Infelizmente nem tudo é um mar de rosas. Os Spamers (pessoas que enviam SPAMs) não ficam parados e implementaram uma forma de validar os e-mails dos destinatários. Como? Colocando em seus e-mails de SPAM uma opção de descadastro que, na verdade, executam um script que indica ao Spamer que o seu e-mail é de uma pessoa real. Isso acontece quando o link do e-mail é acionado.
Se você clicar num opt-out falso, certamente passará a receber muito mais SPAMs, pois agora eles saberão que o seu e-mail é válido e de uma pessoa real, ou seja, que tem muito mais chance de ser lido.
Recomendo a leitura do post que dou dicas para reconhecer um e-mail falso.
Conclusão
Como vimos, temos mais essa opção para diminuirmos a quantidade de e-mails indesejados em nossa caixa de entrada, mas devemos tomar cuidado em realizar essa ação de cancelamento somente nos de empresas conhecidas.
Espero que tenha gostado da dica e, caso tenha ainda alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários.